No mesmo dia em que o Governo do Estado retomou as obras da Adutora Translitorânea, o ex-secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia da gestão de José Maranhão (PMDB), Francisco Sarmento, veio a público para rebater declarações do Executivo estadual sobre o empreendimento. Em entrevista ao programa Polêmica Paraíba, nesta terça-feira (14) , ele afirmou que diferentemente do que é dito pela atual administração, a antiga gestão não abandonou a Translitorânea. De acordo com Sarmento, o peemedebista deixou 80% da obra pronta.
Segundo o governador Ricardo Coutinho (PSB), as obras estavam com os serviços paralisados por mais de um ano. Na visão do socialista, os atrasos foram por conta de irregularidades provenientes da gestão de Maranhão.
“Os 28 quilômetros da adutora estão prontos, não tem um tubo de encanação para ser assentado. A gestão do governador José Maranhão deixou mais de 80% da obra pronta”, afirmou Francisco Sarmento.
O antigo auxiliar do Governo do Estado afirmou também que a obra ainda não foi inaugurada em função de irregularidades na licitação, que foi feita na gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). “ Eles jamais vão falar sobre os problemas de licitação ocorridos em 2003”, completou.
Indagado sobre as declarações de representantes da atual gestão do Governo dando conta que Maranhão deixou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento paralisadas, Sarmento foi evasivo. “ A imensa maioria dos recursos vêm do Governo Federal e na época das eleições esses repasses são reduzidos” , afirmou.
Do Blog com Paraíba 1