A pré-candidata a deputada federal, Dra. Tatiana Medeiros denunciou nesta quinta-feira (28), a precariedade da saúde pública de Campina Grande, e chamou a atenção da população do município para avaliar até que ponto chega a falta de atenção dos gestores com a saúde dos cidadãos.
A médica, que é ex-secretária de saúde do município, comentou a situação de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), que esteve funcionando até esta semana em condições completamente insalubres, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes.
Como mostram as imagens abaixo, é possível observar que o ambiente está longe de ser um local propício para cuidar da saúde da população. É importante frisar que a principal bandeira na campanha de 2020 do atual prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), foi a ampliação e melhorias na atenção básica. A médica ressalta que cuidar e realizar manutenção das UBSFs seria o mínimo.
“A unidade fica localizada em um bairro tradicional de Campina Grande, com muitos comércios e bastante movimento, é vergonhoso uma gestão pública deixar chegar a uma condição tão insalubre como essa”, disse Dra Tatiana.
É importante evidenciar ainda, que a UBSF citada fica em uma casa alugada, que não deveria mais acomodar uma UBSF. Os gestores já deveriam ter construído as unidades dentro dos padrões modelares recomendado pelo MInistério da Saúde, que de acordo com a médica, são custeadas pelo próprio ministério, mas existe uma falta de compromisso, de capacidade técnica e conhecimento por parte dos próprios gestores.
Outra demonstração da precariedade da saúde pública de Campina Grande é uma Unidade Básica de Saúde (UBSF) do bairro do Pedregal, que foi interditada pelo Conselho de Enfermagem da Paraíba (Coren) nesta semana. A alegação é de que a estrutura do local está depredada e coloca em risco a vida dos pacientes e dos profissionais.
A ex-secretária de saúde ainda revelou que durante sua gestão, foi construída uma UBSF no Complexo Esportivo Plínio Lemos, que hoje tem aproximadamente 10 anos, e também encontra-se interditada por falta de manutenção da gestão de Bruno Cunha Lima e do ex-prefeito Romero Rodrigues.
Os servidores de Campina Grande, em greve geral desde o dia 06 de junho, buscam fazer algumas visitas nos locais de trabalho para denunciarem condições insalubres como essas, e conscientizar a população sobre os motivos que os fizeram deflagrar greve geral no serviço público da cidade. Veja no link:
Ver essa foto no Instagram
Veja os vídeos abaixo:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba