Ex-prefeito 'afia' as garras

Tema proibido
Na sua passagem ontem por João Pessoa, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), evitou o tempo todo os temas político-eleitorais.
“A agenda política caminha, mas é evidente que esse ano é de trabalho. Estão querendo transformar 2013 em 2014”, enfatizou, para fazer uma breve observação: “O PP está trabalhando da forma que deve trabalhar”.

Sem confronto
Ribeiro tratou de estancar as especulações relacionadas à aproximação do PP com Ricardo Coutinho: “Eu sou ministro de Estado e não posso, em função do meu cargo, ter uma postura que trate o meu Estado ou o meu governador de forma discriminatória. Quem
pensar que vou ter uma relação ruim com o governador está enganado, porque não vou prejudicar a Paraíba. Vamos trabalhar para que o Estado aproveite essa oportunidade”.

Outras lentes
O presidente em exercício do PDT/PB, Renato Feliciano, negou que a legenda esteja em crise. “Eu só tenho visto o partido crescendo”, assinalou.

Duplicação
Feliciano lançou mão de um recurso retórico, ´untado ´ na matemática: “Em João Pessoa, que o pessoal fala muito, nós crescemos em 100% o número de vereadores”.

Conversão
Ao pé da letra, a informação não é inverídica. Mas a sua tradução é acanhada e relativiza o argumento: o PDT tinha 1 vereador na legislatura anterior e na atual conta com 2. E ambos já sinalizaram que vão abandonar o partido.

Ponto final
O ex-vereador campinense Cassiano Paschoal formalizou o seu desligamento do PMDB local.

O gesto
O vereador Joia Germano (PRP) encontrou o cinegrafista Damião Tomé, ontem, no plenário da Câmara campinense, e se desculpou pelas agressões cometidas no dia anterior por seu pai (ex-vereador Severino Germano) e um de seus irmãos contra o profissional da TV Paraíba.

Vacilo
Em função da não entrega dos balancetes dos dois meses iniciais de 2013, 54 prefeituras paraibanas – Campina e Patos no meio – tiveram ontem as contas bancárias bloqueadas por determinação do Tribunal de Contas do Estado.

O detalhe
O prazo para a entrega da documentação já tinha sido prorrogado, por solicitação
do Conselho Regional
de Contabilidade.

Responsável
Em nota oficial, a PMCG informou que “o problema foi provocado por falha da empresa responsável pelo serviço (contábil)”. “Em caso de reincidência da lamentável falha registrada ou quaisquer fatos similares” será determinado “o imediato cancelamento do contrato”, acrescenta a nota.

Alastramento
A judicialização não é um ´privilégio´ do Legislativo. Ontem, esbarrou no Judiciário a eleição para escolha da nova diretoria da Associação Campinense de Imprensa, por iniciativa do bloco oposicionista.

Continua dividido
O pedido de consulta feito pela Assembleia Legislativa para a realização de plebiscito com vistas ao desmembramento do território onde se encontra a comunidade Sítio Jenipapo – e sua posterior anexação ao município de Campina Grande, Lagoa Seca ou Puxinanã – foi arquivado pelo TRE/PB.
A Corte entendeu que o encaminhamento estava em desacordo com a legislação vigente.

Parceria
O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) anunciou ontem que a PMCG avalia a possibilidade de instalar uma creche na Casa do Menino (bairro Santo Antonio) “para ampliar o trabalho da instituição e atender mais crianças carentes”.

Juntos
O vice-prefeito pessoense Nonato Bandeira (PPS/MD) disse ontem que há “uma boa
probabilidade” de ele e o ex-prefeito Luciano Agra (sem partido) estarem abrigados
na mesma legenda em 2014.

Freio
Bandeira relatou que “a conversa já estava adiantada” para Agra se filiar ao PPS quando veio a fusão nacional da legenda com o PMN. “Com essa fusão ele ficou temeroso; ficou reticente e recolheu o ´trem de pouso´,”observou.

 

UNIÃO DAS OPOSIÇÕES

Luciano Agra comentou ontem que “a campanha na Paraíba, sem sombra de dúvidas, vai ter um caráter especial.
Nós temos um governador confundindo a sua atividade administrativa com a campanha eleitoral. Os problemas da Paraíba diante desse compromisso têm
sido deixados de lado”.
– É preciso que as oposições se unam para afastar esse modelo. Se esse projeto não está atendendo as expectativas da população, que se mude. Não tem nada demais. Isso é a democracia. A alternância do poder – acrescentou o ex-prefeito, descartando por antecipação a filiação na MD.
Campina caminha para ter ´umshopping em cada esquina´…