Ex-ministro do STJ profere palestra em JP

foto

O ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Dr. José Augusto Delgado, profere palestra, nesta quarta-feira (13), às 19h, na Estação Ciências, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa.

A palestra é aberta ao público, respeitando a lotação máxima do auditório. A explanação do Magistrado é sobre o Estado Democrático de Direito: Respeitar para Avançar, tema principal do IV Congresso Estadual do Fisco Paraibano, que o Sindifisco-PB realiza desta quarta até a próxima sexta-feira (15).

Na Paraíba, o tema a ser discutido é bastante pertinente, uma vez que o Estado assiste a uma verdadeira afronta, por parte do Governo do Estado, às decisões judiciais proferidas em favor dos servidores públicos, realidade, até então, nunca vivenciada pela sociedade paraibana.

Doutor José Augusto Delgado traz à Paraíba a experiência de quase 50 anos de magistratura, dos quais treze deles na condição de ministro do STJ, de onde deixou o cargo, em 2008, em virtude da sua aposentadoria. Foram, no STJ, mais de 120 mil decisões proferidas, segundo o próprio magistrado, “um volume impressionante de decisões”.

Professor de direito há quase 50 anos, o Magistrado defende o integral cumprimento dos princípios jurídicos formadores da democracia brasileira, quais sejam moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade, razoabilidade, proporcionalidade, dignidade humana e valorização da cidadania.

O magistrado integra a Academia Brasileira de Letras Jurídicas, sediada no Rio de Janeiro; a Academia Brasileira de Direito Tributário, sediada em São Paulo; a Academia Norte-rio-grandense de Letras e a Academia Tributária das Américas, como membro do Conselho Honorífico.

Conforme a programação, as demais atividades do IV Conefisco ocorrerão no Ouro Branco Praia Hotel, com discussões restritas aos filiados ao Sindifisco-PB. Haverá palestras, debates e plenárias enfocando temas como Administração Tributária no município de João Pessoa; mobilização dos Sindicatos juntos às Casas Legislativas e O Recebimento de Bolsa Desempenho juntamente com Subsídio – Vivência de outros Sindicatos.