A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) cancelou um evento após a palestrante Fernanda de Melo comemorar a morte da brasileira Bruna Valenu, assassinada durante o ataque do grupo terrorista Hamas, na festa rave, próximo à Faixa de Gaza. A declaração foi feita nas redes sociais de Fernanda.
A bacharel em Relações Internacionais menciona a notícia, no X, antigo Twitter, sobre a morte da brasileira com a frase: “Foi tarde”. Após a repercussão do comentário, Fernanda apagou seus perfis nas redes sociais.
A palestra, que seria online, tinha o tema “Entendendo o conflito entre Israel e Palestina: religião, território e violência” e aconteceria no sábado, (14). Por meio de uma nota de esclarecimento, a instituição comunicou que a atividade foi cancelada porque “o posicionamento de uma das convidadas não dialogava com os princípios de igualdade e tolerância defendidos pela UEPB”.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“O Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba vem a público prestar esclarecimentos sobre a palestra online “Entendendo o Conflito entre Israel e Palestina”, que seria realizada no dia 14 de outubro, as 15h, pelo canal do YouTube do Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião (CEPRIR), organização descentralizada, que reúne pesquisadores de todo o território nacional dedicados a estudar temáticas que envolvem o fenômeno religioso e a política internacional e que conta com pesquisadores da UEPB como seus integrantes e na sua coordenação.
A referida atividade foi cancelada por entendermos que o posicionamento de uma das convidadas não dialogava com os princípios de igualdade e tolerância defendidos pela UEPB.
Reiteramos que a UEPB não corrobora com condutas de racismo, intolerância e tem implementado ações que permitem o desenvolvimento de competências que vão além da formação técnica e profissional, mas possibilitam um olhar empático diante das outras pessoas. Isso tem pautado as práticas, eventos e ações promovidas pelos pesquisadores da Instituição.
Professora Cristina Pacheco
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Reações Internacionais”
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Portal Correio