participação

EUA têm recorde eleitoral com mais de 46 milhões de votos antecipados

votacaoNunca tantos eleitores foram às urnas antes do dia da eleição. Um levantamento feito pela Associated Press mostrou que pelo menos 46,27 milhões de americanos votaram antecipadamente neste ano –um recorde.

O número, contudo, pode chegar a 50 milhões, segundo a agência, que representaria 40% do total de eleitores. Isso porque milhões de cédulas ainda estão chegando pelos correios. Em 2012, foram registrados 46,22 milhões de votos antecipados, o que corresponde a 35% do eleitorado.

A notícia é boa especialmente para Hillary Clinton, já que quem “puxou” a alta participação foram especialmente os latinos.

Há eleição antecipada em 34 Estados e no Distrito de Columbia (sede da capital americana, Washington). A legislação eleitoral dos EUA permite o voto seja antecipado em locais de votação ou por correio. A medida é uma forma de facilitar a participação, o que é importante em um país onde o voto não é obrigatório.

Na Carolina do Norte, importante Estado-pêndulo onde as pesquisas apontavam empate na véspera da eleição, 45% dos votos foram antecipados –mais do que os 41% de 2012. E entre os que já votaram, os democratas lideram, com 42% contra 32% de republicanos.

O Estado tem histórico republicano, mas Barack Obama venceu na Carolina do Norte em 2008. Apesar da boa notícia para os democratas, o voto negro (que representa 21% do total no Estado) caiu 8,6% na votação antecipada em comparação com 2012.

Na Flórida, outro Estado decisivo, um recorde de 6,4 milhões de eleitores foram às urnas antes desta terça-feira (8). O número de votos latinos quase dobrou neste ano, para mais de 976 mil, e os democratas também estavam à frente nos votos registrados: 39,9% contra 38,5%.

Em Nevada e no Colorado o voto latino antecipado também pode beneficiar Hillary. No primeiro, os sufrágios democratas superaram os republicanos nesta fase por seis pontos percentuais. No Colorado, eles ficaram empatados –mas em 2012, os republicanos tinham vantagem na votação antecipada.

Trump, por sua vez, teria tido resultados positivos nos Estados de Ohio e Iowa. Nos dois, Obama venceu em 2012.

Em Iowa, apesar de haver mais votos democratas registrados nesta fase, a diferença, de seis pontos, é menor que na última eleição.

Ohio não oferece os dados por partido, mas uma projeção feita pela consultoria Catalist a pedido da Associated Press mostrou que menos negros –um eleitorado importante para os democratas no Estado– foram às urnas nas últimas semanas.

Para o cientista político Adam Berinsky, diretor do Laboratório de Pesquisas Políticas do MIT (Massachusetts Institute of Technology), a alta participação na votação antecipada se deve, sobretudo, ao esforço de recrutamento das duas campanhas.

“O crescimento se deve ao fato de as campanhas presidenciais terem mobilizado seus eleitores para votar antes”, diz Berisnky à Folha. “Isso provavelmente também reflete um maior interesse, mas eu ainda acredito que as campanhas foram as principais responsáveis por isso.”

Fonte: Folha de S. Paulo