Mais de 700 filhos, no entanto, permanecem em abrigos no país norte-americano. Prazo para reunificação venceu no dia 26
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou que todas as crianças brasileiras retidas ao tentarem entrar no Estados Unidos ilegalmente foram devolvidas aos pais. A Justiça norte-americana havia estabelecido prazo até a última quinta-feira (26/7) para que fossem reunidas todas as famílias separadas na fronteira. Até a última sexta (27), no entanto, 711 crianças continuavam em abrigos.
Segundo as autoridades dos EUA, na última semana cerca de 1.442 famílias foram reunidas. No caso de 431 das 711 crianças que permanecem em abrigos, os pais foram deportados.
Entidades de defesa dos Direitos Humanos pedem que a Casa Branca formule um plano para devolver essas crianças aos países de origem, a maioria na América Central.A política migratória instituída pelo presidente Donald Trump causou polêmica nos Estados Unidos. Segundo a norma, crianças que tentassem entrar ilegalmente no país junto da família seriam enviadas para abrigos do governo, enquanto os pais eram presos.
No dia 17 de julho, o juiz federal Dana Sabraw determinou a suspensão temporária da prática e deu prazo até último dia 26 para a reunificação das famílias. Cerca de 3 mil filhos foram separados dos pais nos últimos meses no país.
Fonte: G!
Créditos: G1