Estados nordestinos são os mais prejudicados com a falta de recursos e investimentos para a saúde

Os estados nordestinos continuam sendo os mais “sacrificados” no que se refere à obtenção de recursos para a atenção básica de saúde. A afirmação é do médico e presidente do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, Antônio Eduardo Cunha, que proferiu a primeira palestra do quarto curso de capacitação para o fortalecimento do Controle Social do Sistema único de Saúde (SUS), promovido pelos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (Caop) e de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), órgãos do Ministério Público do Estado (MPPB).

O evento reuniu, na última quinta-feira (2) no auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fiep), em Campina Grande, secretários e conselheiros de saúde de 25 cidades das regiões Borborema e Sertão da Paraíba. A capacitação foi aberta pela promotora de Justiça e coordenadora do Caop da Saúde, Adriana Amorim de Lacerda.

Para Antônio Eduardo, é preciso esforço contínuo da sociedade e de seus representantes constituídos para reverter o atual quadro e, com isso, oferecer melhores serviços de saúde à população.

O representante da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde do Estado (SES-PB), Adriano Lucas Abucater e o representante do Núcleo de Assistência Farmacêutica, também da SES-PP, Manoel Mariano Neto também ministraram palestras. O primeiro falou sobre as questões relacionadas à atenção primária em saúde e o segundo, sobre o funcionamento do sistema de aquisição e distribuição de medicamentos e os problemas enfrentados pelo setor.

Capacitação

Participaram do curso representantes dos municípios de Campina Grande, Aroeiras, Alcantil, Cabaceiras, Soledade, Boqueirão, Remígio, Malta, Vista Serrana, Assunção, Montadas, Barra de Santana, Lagoa Seca, Esperança, Santa Cecília, Patos, Boa Vista, Taperoá, Queimadas, Tenório, Caturité, Pocinhos, Alagoa Nova, Barra de São Miguel e Gado Bravo.

Segundo a promotora de Justiça que coordena do Caop da Saúde, Adriana Amorim, o curso tem como principal objetivo fortalecer a fiscalização sobre a aplicação das verbas públicas destinadas à saúde e sobre as ações e programas desenvolvidos pelos municípios na área da atenção básica de saúde.

No ano passado, o curso foi promovido na Capital para secretários e conselheiros municipais de saúde que atuam nas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa. Em 2012, a meta é interiorizar a estratégia. O curso já foi promovido nas regiões de Cajazeiras e Monteiro.