Um dos problemas da segurança pública e da violência na Paraíba é a defasagem de contingente da Polícia Militar. Em 2000 o efetivo existente era de 7.844 policiais e hoje contamos com pouco mais de 9.215 homens, representando assim um crescimento de apenas 17,4% nos últimos 14 anos dos governos de Maranhão II, Cássio I e II, Maranhão III e Ricardo I.
A redução do efetivo em muitas áreas da Região Metropolitana de João Pessoa, Campina Grande e no interior do Estado sem o aparato policial necessário, contribui para o crescimento da criminalidade em índices alarmantes.
Segundo a Organização das Nações Unidas, o número ideal de policiais por habitantes na Paraíba deveria ser quase o dobro, que recomenda um policial para cada 250 habitantes. Hoje, o aparato policial do Paraíba é de 9.215 policiais para uma população de 3.943.885 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o que significa que no Estado existe um policial para cada 427 habitantes. Para seguir a recomendação da ONU, nosso efetivo deveria contar hoje com 16 mil PMs, representando uma defasagem de 6.215 policiais.