Entidades lançam campanha por 'diretas já' nos tribunais paraibanos

As diversas entidades representativas da magistratura paraibana (AMPB, Amatra 13 e Ajufe-PB) lançarão na próxima sexta-feira uma campanha por eleições diretas no Poder Judiciário. O lançamento vai acontecer no auditório do Fórum Cível Mário Moacyr Porto, em João Pessoa, às 20h. O ato tem como objetivo abordar a relevância da democratização na escolha dos presidentes e vice-presidentes dos Tribunais Estaduais, Regionais do Trabalho e Federais.

Os representantes das entidades querem a modificação do processo eleitoral atual, estendendo aos juízes de 1º grau o direito ao voto. No modelo atual, apenas os desembargadores que compõem os tribunais podem participar das eleições para escolha dos presidentes e vice-presidentes, que devem figurar entre os mais antigos, sendo a escolha apenas a homologação de nomes.

Para as associações, o processo de eleição direta contribuirá para a transparência e a eficiência da gestão pública no Judiciário, exigindo daqueles que se candidatem aos cargos uma atuação cada vez mais profissional e planejada de sua participação nas gestões dos tribunais. “Pretendemos demonstrar à sociedade paraibana o engajamento da magistratura em busca da efetiva democratização do Judiciário. Participar da escolha dos membros de mesa diretora de tribunais vai possibilitar que a gestão do Poder Judiciário se torne dinâmica e atualizada, com ampla participação de todos os seus integrantes, facilitando seu desenvolvimento e, consequentemente, oferecendo um serviço cada vez melhor”, declarou Horácio Melo, presidente da AMPB.
“O Judiciário, único poder estatal integralmente profissionalizado, não pode conviver com amadorismos e vaidades. Antiguidade não é, em definitivo, critério para aferir capacidade e aptidão gerencial. Como guardião da democracia, o Judiciário precisa rever imediatamente o processo de escolha de seus dirigentes, facultando-se o voto aos magistrados da primeira instância”, defendeu o juiz do Trabalho Adriano Dantas, presidente da Amatra 13.