pandemia

Empresário com coronavírus reúne amigos em festa; polícia investiga

Uma semana antes, Francisco Neto apresentava sintomas de contaminação por coronavírus e realizou o teste no Hospital Municipal de Carnaubais.

O empresário Francisco das Chagas Neto, 28, quebrou a quarentena imposta pelo governo do Rio Grande do Norte via decreto publicado no dia 21 de março e reuniu pelo menos 15 amigos numa festa particular. A celebração ao redor de uma piscina ocorreu no dia 28 de março na cidade de Carnaubais, distante 203 quilômetros de Natal. Uma semana antes, Francisco Neto apresentava sintomas de contaminação por coronavírus e realizou o teste no Hospital Municipal de Carnaubais. O resultado, positivo, foi recebido pela Secretaria Municipal de Saúde de Carnaubais um dia após a festa. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

“Ele ficou desesperado. Ele se desesperou quando recebeu o resultado positivo. Fizemos uma busca ativa das demais pessoas que participaram da festa e eles assinaram um termo cientes de que deveriam ficar em quarentena”, relata a secretária de Saúde de Carnaubais, Jussaly de Medeiros. O caso do empresário Francisco das Chagas Neto é o primeiro confirmado para covid-19 no município. Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) ontem, outras dez pessoas na cidade estão sob suspeita de contaminação.

O problema, porém, vai além do município onde ocorreu a festa. Francisco Neto convidou um amigo da cidade vizinha, Alto do Rodrigues, que contabiliza oito casos suspeitos da doença, sem nenhuma confirmação até o momento, segundo a Sesap/RN. De acordo com Jussaly de Medeiros, o empresário infectado não apresentou os sintomas mais característicos da covid-19, como dificuldade para respirar e febre alta. “Ele apresentava sintomas de uma gripe comum, ficou em casa por uns dias até fazer o teste. Quando o resultado chegou, ele já estava assintomático”, ressalta.

Apesar de identificadas e notificadas pelas autoridades de saúde, as demais pessoas que participaram da festa promovida por Francisco Neto não foram testadas para o coronavírus. “Estão todos assintomáticos e não foram testados. Se desenvolverem os sintomas, serão testados”, explica Jussaly de Medeiros. O município de Carnaubais não dispõe de testes e quando precisa realizá-los, solicita à Unidade Regional da Sesap/RN em Mossoró, cidade distante 74 quilômetros. “Os testes demoram a ser feitos e os resultados demoram ainda mais. Precisamos ir buscar em Mossoró, depois voltamos para Carnaubais e enviamos os testes para Natal, onde são analisados. Isso demora quase dez dias. Há burocracia e lentidão”, enfatiza Jussaly de Medeiros.

Fonte: UOL
Créditos: UOL