Em um eventual segundo turno, Cássio Cunha Lima levaria a melhor sobre Ricardo Coutinho

POR NONATO GUEDES

Pesquisa mostra Cássio em vantagem sobre Ricardo

A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Souza Lopes após o pedido de registro de candidaturas ao governo da Paraíba mostra o senador Cássio Cunha Lima, candidato do PSDB, com 45,5% das intenções de voto, o governador Ricardo Coutinho (PSB) com 29,2% e o senador Vital do Rêgo (PMDB), com 4,4%. Na disputa ao Senado, o ex-governador José Maranhão (PMDB) lidera a corrida, com 31,3% das intenções de voto, seguido pelo ex-senador Wilson Santiago (PTB), com 16,5%. O petista Lucélio Cartaxo, que integra a coligação “A Força do Trabalho” está em terceiro lugar com 7% das intenções de voto.

    Os resultados do levantamento foram divulgados na edição de hoje do jornal “Correio da Paraíba”. O Sistema Correio de Comunicação fez parceria com o Instituto Souza Lopes para apurar tendências relativas ao processo eleitoral deste ano em nosso Estado. As indicações agora extraídas demonstram que apesar da substituição do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, pelo irmão e senador Vital do Rêgo, o páreo mantém-se inalterado em termos de polarização entre o tucano Cássio Cunha Lima e o socialista Ricardo Coutinho. A sondagem destaca que o melhor desempenho de Cássio é na região do Agreste, incluindo Campina Grande, onde ele desponta com 54,8% contra 17,8% de Ricardo Coutinho. O candidato tucano pontua melhor entre os eleitores jovens – de 18 a 24 anos. É o preferido de 52,4% nesse universo.

      A maior dificuldade de penetração do senador tucano reside no eleitorado mais maduro da Paraíba, onde alcança percentual de rejeição de 25,5% entre eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos. A avaliação política do governo Ricardo Coutinho continua sendo boa. Na pergunta direta, se o eleitor aprova ou desaprova, a gestão é referenciada positivamente por 55,6% dos entrevistados. A pesquisa estimulada Souza Lopes/Correio diagnosticou, ainda, que a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, se mantém na dianteira entre eleitores da Paraíba. Ela obteve 47,4% das intenções de voto, contra 12,9% do socialista Eduardo Campos e 12,6% do tucano Aécio Neves. Na consulta espontânea, Dilma tem 36,7%, permanecendo na liderança, enquanto Aécio salta para o segundo lugar, com 9,3% e Eduardo Campos fica em terceiro com 8,1%.

         Em um eventual segundo turno, Cássio Cunha Lima levaria a melhor sobre Ricardo Coutinho. O tucano, de acordo com a pesquisa, teria 48,4% das intenções de voto, contra 31,5% do socialista. Os votos brancos e nulos chegam a 10,5% e aqueles que não souberam ou não quiseram responder somam 9,6%. Segundo a pesquisa, Ricardo Coutinho venceria Vital do Rêgo com 43% das intenções de voto contra 19,3% do peemedebista, se os dois fossem para a disputa. Nesse cenário, brancos e nulos representariam 21,1% e os que não souberam ou preferiram não responder, 16,6%. Numa terceira simulação, a pesquisa mostra que Cássio Cunha Lima venceria Vital do Rêgo por 57,8% dos votos contra 12,3%. Brancos e nulos somam 15,3% e aqueles que não responderam ou não quiseram responder chegam a 14,5%.