Polêmicas

Em nota: Sindicato parabeniza jornalistas e quer retorno da exigência de diploma

PEC poderá ser votada nesta terça-feira

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba emitiu nota na tarde desta terça-feira, 07, parabenizando a categoria pelo Dia do Jornalista. No texto, a entidade defende o exercício da profissão e destaca a necessidade aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que prevê a volta a exigência de diploma de curso superior na área para atuação no mercado.

NOTA DO SINDJOR-PB PELO DIA DO JORNALISTA

Este 07 de abril de 2015, Dia do Jornalista, pode ser bastante especial para a categoria. Estão previstas para a noite de hoje as votações, em primeiro e segundo turno, da PEC DO DIPLOMA (Proposta de Emenda à Constituição nº 206/2012), que retoma a obrigatoriedade da formação superior em Jornalismo para o exercício profissional.

Para tanto, muito além de parabenizar cada colega neste dia, a Diretoria do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (SINDJOR-PB) conclama a categoria a realizar, neste momento decisivo,uma grande campanha pelas redes sociais em favor da aprovação da PEC. Todos os deputados federais paraibanos foram contatados e confirmaram o voto a favor do diploma.

Dar um basta nos ataques à profissão e na farra do registro

Recentemente, recebemos uma denúncia,posteriormente constatada, de que a Associação Guarabirense de Imprensa (AGI)está arregimentando pessoas sem diploma para requerer o registro junto ao Ministério do Trabalho. Repudiamos esta ação, com o agravante de partir de uma entidade que deveria zelar pela ética profissional e pela qualidade da informação.

Também não são poucos os ataques desferidos pelas empresas de comunicação. Desde o início do ano, aumentaram as demissões imotivadas e, no caso particular do Sistema Correio da Paraíba, a redação do jornal tem passado por um grave momento de pressão psicológica, com vários jornalistas ameaçados de demissão e colocados de férias sem saber se retornarão ao emprego. Para os que estão dando expediente, sobrou o aumento no ritmo de trabalho, o desrespeito à jornada e aos repousos semanais, fora o acúmulo defunção, em que repórteres estão sendo obrigados a fazer a cobertura com textos e fotos.

No campo econômico, já realizamos duas reuniões com o Sindicato Patronal para a Campanha Salarial 2015, que, como sempre, não será fácil, pois, antes de pensar em valorizar nosso esforço, as empresas pensam nos seus lucros e na expansão de seus negócios.

A situação exige mais união e organização da categoria para enfrentar tantos problemas. A Diretoria do SINDJOR-PB tem se esforçado neste sentido e aproveita a ocasião para anunciar que, nos próximos dias, reabrirá a sede da entidade em Campina Grande com uma sala no Centro da cidade e que, até o final do mês, finalizará espaços da sede própria da Capital, com a climatização do auditório e da sala da Diretoria,entre outras melhorias.

Neste Dia do Jornalista, que retorne, junto com o diploma, o respeito à nossa profissão!

Diretoria do SINDJOR-PB