TERROR NA FRANÇA

Em fotos, agressor mostra o dedo do meio e sorri horas antes de ataque em Nice

Bouhlel mostra o dedo do meio em foto tirada dentro do caminhão (Foto: Reprodução/TF1)

A imprensa francesa divulgou fotos do franco-tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel, autor do ataque em Nice, dentro do caminhão utilizado no atentado que deixou 84 mortos durante a comemoração do Dia da Bastilha, em 14 de julho.

Nas imagens, divulgadas pela emissora TF1, Bouhlel aparece na cabine do veículo ao lado de um amigo, que não teve o rosto divulgado, dois dias antes do ataque. Ambos mostram o dedo do meio. Em outra foto, tirada um dia antes do atentado, Bouhlel aparece sorridente ao lado de outra pessoa e do mesmo caminhão.

Bouhlel sorri ao lado do caminhão – um dia antes do ataque (Foto: Reprodução/TF1)

Segundo o Telegraph, acredita-se que as duas pessoas que aparecem nas fotos estejam entre as questionadas pela polícia nos últimos dias.

Embora o Estado Islâmico tenha reivindicado o ataque em Nice, as autoridades francesas não conseguiram encontrar qualquer ligação entre Bouhlel e o grupo extremista.

No celular do autor do ataque, policiais encontraram um aplicativo usado por ele para marcar encontros com homens e mulheres. Bouhlel ainda tinha problemas com bebidas alcoólicas e drogas.

Até agora, segundo os investigadores, o smartphone do agressor ajudou mais do que as pessoas questionadas sobre o caso.

A emissora francesa “BFM” informou, no último domingo (17), que, minutos antes de cometer o ataque, Bouhlel enviou uma mensagem de texto pedindo para o interlocutor providenciar “mais armas”. Em uma outra mensagem, o terrorista teria dito que já estava com o “material, de acordo com o jornal local “Nice Matin”.

O irmão dele Jabeur disse, à Reuters na Tunísia, que Bouhlel havia ligado para ele pela última vez na quinta-feira à tarde e enviado uma foto dele mesmo no meio da multidão, em Nice. “No último dia, ele disse estar em Nice com seus amigos europeus para celebrar o feriado nacional”, disse Jabeur, acrescentando que pela foto “ele parecia muito feliz e agradável, rindo muito.” Apesar da alegação, o irmão recusou mostrar a foto à agência.

Agressor foi morto a tiros ainda dentro do caminhão (Foto: Reuters)

O atentado

Imagem mostra criança vítima de ataque ao lado de boneca (Foto: Reuters)

O ataque com um caminhão que avançou sobre uma multidão na última quinta-feira (14) deixou ao menos 84 pessoas mortas e mais de 200 feridos durante a comemoração do feriado do Dia da Bastilha, na cidade francesa de Nice.

O atentado aconteceu quando o caminhão branco avançou em zigue-zagues ao longo da avenida à beira-mar Promenade des Anglais durante uma queima de fogos em homenagem ao feriado nacional, pouco depois das 22h30 do horário local.

O motorista, identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, é franco-tunisiano e tem 31 anos. O homem não estava na lista de suspeitos dos serviços de inteligência franceses, mas era conhecido da polícia por sua ligação com crimes comuns, como roubo e violência, informou uma fonte da Reuters.

De acordo com um funcionário da prefeitura, o veículo seguiu em alta velocidade por até 2 quilômetros. Várias crianças estão entre os mortos.

Fonte: UOL