Polêmicas

Eleições na Paraíba: histórias em jogo

Sérgio Botêlho

Quando o resultado das urnas for apresentado, em outubro deste ano de 2014, na Paraíba, dois dos três principais candidatos terão perdido a invencibilidade na disputa por um cargo executivo que dependa, para o seu exercício, do voto popular.
Tanto Cássio Cunha Lima (PSDB), quanto Ricardo Coutinho (PSB), e, ainda, Veneziano Vital do Rego (PMDB), somente ganharam, até agora, quando se trata de pessoalmente disputarem funções executivas na Paraíba.
Não podem dizer a mesma coisa quando, em algumas vezes, assumiram o papel de principais apoiadores de aliados. Cássio perdeu apoiando o atual vice-governador Rômulo Gouveia, então, no PSDB, duas vezes (2004 e 2008) a Prefeitura de Campina Grande, justamente para Veneziano.
Ricardo Coutinho acabou tendo seu projeto derrotado na mais recente disputa eleitoral (2012) pela Prefeitura de João Pessoa, ele, chancelando a candidatura de Estelizabel Bezerra contra o ex-deputado estadual e vice-governador Luciano Cartaxo (PT), atual prefeito.
Quanto a Veneziano Vital do Rego, no papel de sustentáculo da candidatura de Tatiana Medeiros, do PMDB, foi derrotado também em 2012, na disputa pela sua (de Veneziano) sucessão à prefeitura campinense, para o ex-deputado federal Romero Rodrigues (PSDB), atualmente, o prefeito.
Nas disputas em que eles próprios eram candidatos a executivos, só venceram. Cássio Cunha Lima, ganhou para prefeito de Campina Grande, em 1988, 1996 e 2000, e para governador do Estado em 2002 e 2006.
Em 1988 Cássio foi vitorioso, para a Prefeitura de Campina Grande, sobre as candidaturas do ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro, e, também, sobre a do ex-reitor da URNE e ex-presidente do Treze Futebol Clube, Edvaldo do Ó.
Depois disso, também disputando a Prefeitura de Campina Grande, Cássio derrotou novamente Enivaldo Ribeiro, então no PPB, Raimundo Braga Nego, do PTB, e Edgard Malagodi, do PT, isto, em 1996. E, em 2000, venceu outra vez Enivaldo Ribeiro, então no PP, e Vital do Rego Filho (hoje, senador da República pelo PMDB), então no PDT.
Em 2002, Cássio ganhou pela primeira vez o governo do estado derrotando no segundo turno o então governador Roberto Paulino, do PMDB. E, em 2006, venceu, na disputa pela reeleição, outra vez, no segundo turno, o ex-governador José Maranhão, do PMDB.
Ricardo Coutinho, venceu os pleitos de 2004 e 2008, para Prefeito de João Pessoa, e, em 2010, para governador do Estado. Em 2004 ganhou a Prefeitura de João Pesssoa, no primeiro turno, tendo como principal adversário o atual deputado federal Ruy Carneiro, do PSDB.
Em 2008, na reeleição para a prefeitura pessoense, Ricardo venceu, também no primeiro turno, o deputado estadual João Gonçalves, do PSDB. E, finalmente, em 2010, Coutinho foi eleito para governador do estado derrotando, no segundo turno, o ex-governador José Maranhão.
Enfim, Veneziano, venceu os pleitos de 2004 e 2008, para a Prefeitura de Campina Grande, em ambos derrotando o atual vice-governador Rômulo Gouveia, do PSD, ele, então, no PSDB. Porém, diferentemente dos demais, Veneziano perdeu, em sua carreira política, uma eleição para deputado federal em 2002, na proporcional.
É mais um dado que aponta para uma acirrada e inusitada disputa pelo governo da Paraíba neste ano. Quem vencer, manterá os louros de invicto na disputa por cargos executivos. Os que perderem, perderão o status. E haja motivo para acirramento.