Eleições na Paraíba: encaixando as peças

Por Sérgio Botelho

Ricardo-Cássio-e-Veneziano

Ainda falta o encaixe de peças importantes para que, enfim, se desenhe o cenário em que vai acontecer a disputa eleitoral deste ano de 2014, na Paraíba. Falo da montagem das chapas que disputarão o pleito para o governo estadual.

Os candidatos serão mesmo os que estão sendo ventilados pelos partidos, com repercussão na imprensa. Ricardo Coutinho (buscando a reeleição), representando o PSB, Veneziano Vital do Rego, representando o PMDB, e Cássio Cunha Lima, representante do PSDB.

Contudo, os palanques que lhes sustentarão as candidaturas ainda estão sendo estruturados. E, certamente, é com base nesses palanques, e suas consequências, aliado à questão nacional, que será possível, enfim, aquilatar mais verdadeiramente a força de cada um.

Servem de exemplo as diligências assumidas por PT e PMDB que podem, enfim, emplacar a candidatura de Lucélio Cartaxo – irmão gêmeo e idêntico do prefeito pessoense, Luciano Cartaxo, ambos do PT – ao Senado Federal.

Não tenham dúvida alguma que a chapa fortalece, e muito, a aliança entre os dois partidos, e, por conseguinte, a candidatura do ex-prefeito campinense Veneziano Vital do Rego. A participação de Lucélio acaba dando uma força grande à chapa na capital.

Ora, como é do conhecimento geral, a chapa do PMDB com o PT será o palanque local da candidatura da presidente Dilma Rousseff, que pleiteia sua reeleição. E, como se sabe, ela lidera todas as pesquisas de opinião pública realizadas até agora, na Paraíba.

Em resumo: a candidatura de Lucélio ao Senado, juntando de uma vez por todas PMDB e PT, no estado, o fortalecimento de Veneziano em João Pessoa, a ligação com Dilma e Lula, e, mais, o tempo de TV à disposição de Veneziano fazem candidatura do campinense um pule de dez.

Resta esperar a montagem dos demais palanques, no caso, o de Ricardo Coutinho e o de Cássio Cunha Lima, cujas peças ainda não estão devidamente colocadas. O que deve acontecer até o final do próximo mês de junho, data final para a realização das convenções.