Análise

ELEIÇÕES 2024: Cinco dos principais jornalistas políticos do estado opinam sobre a disputa em Campina Grande

Um dos principais assuntos da política em 2023 é a situação em Campina Grande. A possível ruptura da aliança entre o Prefeito Bruno Cunha Lima e o Deputado Federal Romero Rodrigues, vem movimentando o cenário visando às eleições do ano que vem.

Arte: Marcelo Jr

Um dos principais assuntos da política em 2023 é a situação em Campina Grande. A possível ruptura da aliança entre o Prefeito Bruno Cunha Lima e o Deputado Federal Romero Rodrigues, vem movimentando o cenário visando às eleições do ano que vem.

Romero que foi Prefeito da Rainha da Borborema entre 2013 e 2020, apoiou Bruno no pleito de 2020, e conseguiu eleger o sucessor em um um primeiro turno tranquilo. Nas eleições de 2022, Bruno retribuiu a aliança e ajudou Rodrigues a se tornar o Deputado Federal mais votado em Campina, com uma vantagem de quase 60 mil votos para o segundo colocado.

Após a vitória de Romero, começaram a surgir os primeiros burburinhos de um suposto descontentamento do Deputado com algumas mudanças feitas na gestão de Bruno e a retirada de aliados de cargos importantes do Governo. A ameaça de briga entre os dois, abriu espaço para políticos do calibre do Deputado e Presidente da Assembleia Adriano Galdino e do próprio Governador João Azevêdo, externassem que o melhor para o futuro de Campina seria a volta de Romero em uma disputa contra o ex-aliado em 2024.

Outros nomes aparecem correndo por fora como possíveis nomes da oposição que seriam apoiados pelo Governador. Podemos citar, a Senadora Daniella Ribeiro que começou sua carreira política como Vereadora em Campina Grande, o Secretário de Saúde Jhony Bezerra e o Deputado Estadual e outro aliado do clã Cunha Lima, Tovar Correia Lima.

Pensando nessa pauta que diariamente movimenta os portais de política no estado, nós conversamos com 5 dos principais jornalistas políticos da Paraíba, trazendo análises detalhadas e os desdobramentos que cada um aponta, para as definições .

Arte: Marcelo Jr

Fábio Augusto – Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM, e Arapuan FM.

Atualmente Fábio é dono do site Pauta PB e do podcast Conta tua História e também participa do programa F5 da Rádio Pop.

Na opinião de Fábio, a possibilidade do rompimento entre Romero e Bruno é muito grande, ” Pelo andar da carruagem, eu acredito que existe uma possibilidade muito grande de Romero romper com Bruno. Contudo, existe uma questão muito particular, envolvendo Romero e o grupo Cunha Lima. Mas se ele decidir colocar seu nome como candidato a prefeito pela oposição, ele vai ter ao seu lado uma grande estrutura.

“Ele terá ao seu lado uma estrutura política muita forte, tempo de televisão, vários apoios de políticos de partidos da base e mais uma coisa que Romero tem a seu favor, é o clamor popular. Romero é uma pessoa muito popular em Campina Grande, a população gosta muito do gestor Romero Rodrigues, para mim esses fatores são primordiais. para Romero se desvincular do grupo Cunha Lima e sair candidato em 2024″.

O analista afirma que Bruno se afastou de todos os principais aliados de Romero e que a chance de vitória se o Deputado disputar a eleição é grande, ” A chance de Bruno perder para Romero sendo candidato é forte e isso se deve muito a atuação de Bruno como gestor. Ele é um político muito inteligente, alguém que tem muito futuro, mas essa gestão de Bruno deixou muito a desejar. A primeira coisa que Bruno faz quando assume, é de se afastar politicamente de Romero, que hoje é a maior liderança política de Campina Grande, algumas pessoas podem citar Cássio, Pedro e Veneziano, mas a principal figura da política na Rainha da Borborema, é Romero Rodrigues”.

Arte: Marcelo Jr

Anderson Soares – Formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, Anderson Soares atua na área política há quase vinte anos. Âncora de programas de rádio e TV, o jornalista já teve passagens pelos maiores Sistemas de Comunicação do estado.

No Sistema Correio foi apresentador do programa “Acorda, Paraíba!” na Rede Correio Sat e repórter na TV. No Sistema Arapuan foi apresentador do “Rede Verdade”, e na rádio Arapuan foi apresentador dos programas “Rádio Verdade”, “Paraíba Verdade” e do “60 Minutos”. Atualmente é dono do Blog do Anderson Soares.

Anderson acredita que Romero e Bruno não irão romper e que a esposa do Deputado será a Vice da chapa de Bruno, ” Acredito que Romero não vá querer se candidatar. Ninguém nunca ouviu da boca de Romero de que ele deseja ser candidato, isso é mais estímulo da oposição, do que uma movimentação real de Romero”

“Alguém pode me questionar e dizer que ele recebeu a oposição de Campina Grande em Brasília, mas esses movimentos são importantes na política, isso é feito com o intuito de valorizar o passe. Para você ver que eu não acho que esse rompimento vá acontecer, acredito que a esposa de Romero, Micheline Rodrigues, será a candidata a Vice na chapa de Bruno”.

Soares afirma que o único nome da oposição com chance de ser competitivo, é o da Senadora Daniella Ribeiro, ” Daniella é o nome mais viável, digamos assim. A oposição em Campina é bastante fragilizada, por esse motivo, que às pessoas ficam, estimulando esse rompimento entre Romero e Bruno. O problema da oposição, é que existe a dúvida se Daniella sairá candidata, pois temos que pensar na conjuntura de 2026″

” Se João Azevêdo deixar o governo e Lucas for o escolhido para ser o candidato a Governador, não existe a possibilidade de dois Ribeiros estarem em uma mesma chapa.  Com essas articulações se confirmando, é bastante provável que Daniella venha disputar a prefeitura”.

Arte: Marcelo Jr

Edcarlos Santana – Formado pela UFPB, Edcarlos já trabalhou na TV Correio e TV Arapuan, é fotógrafo, publicitário, assessor de imprensa e editor do site O PovoPB.

Edcarlos acredita no rompimento entre Bruno e Romero, mas afirma que a oposição não pode ficar esperando a definição do Deputado, ” Na minha visão, existe um rompimento à vista, porém nós não sabemos como essas negociações estão sendo conduzidas. Pelo que eu tenho percebido, inclusive nas declarações do Governador, a oposição está esperando o posicionamento de Romero, para poder viabilizar a candidatura com mais antecedência”.

“A base governista não pode ficar esperando por Romero por muito tempo, pois se ele demorar e no final não sair candidato, isso irá enfraquecer uma chapa encabeçada por Daniella ou por alguém do PSB”.

Santana acredita que a definição de um outro nome que não seja o de Romero, depende de quem serão os candidatos a Governo e Senado em 2026, ” O Governador João Azevêdo possivelmente será candidato a Senador em 2026, abrindo espaço para Daniella ser candidata a Prefeita, se ele preferir continuar no cargo e não indicar Lucas, nós poderemos ter um cenário com Daniella e Hugo como candidatos ao Senado, o que implicaria em outro nome para a oposição em 2024″.

Arte: Marcelo Jr

Milton Figueiredo – Graduado em jornalismo UEPB e pós graduado em telejornalismo. Milton tem mais 25 anos em comunicação de rádio e televisão: Ele foi Apresentador TV Itararé (REDE ITA) – TV E RÁDIO CORREIO – TV E RÁDIO ARAPUÃN – DIÁRIOS ASSOCIADOS Jornal Diario da Borborema – Rede Paraíba de Comunicação (Rádio Paraíba FM) – Gerente de Cerimonial e Coordenador de Desenvolvimento Econômico Prefeitura de Campina Grande – Chefe de Gabinete SECIM Prefeitura de João Pessoa – Editor Portal de Notícias Resumo PB – DIRETOR ATENDIMENTO ANTARES COMINICAO CAMPINA GRANDE – Diretor Geral Futura Comunicação e Propaganda:

Atualmente ele assina o BLOG DO MILTON FIGUEIRÊDO

Milton afirma que Romero deva romper com Bruno para assegurar o seu futuro na política, ” O jeito que Bruno está tratando Romero, está fazendo com que o rompimento seja inevitável, por uma questão de sobrevivência política, pois ele vai precisar de apoio para a reeleição a Câmara Federal em 2026, e se Bruno conseguir se reeleger, ele irá aglutinar a oposição e Romero irá ficar sem grupo para trabalhar, correndo sério risco de não se reeleger Deputado Federal”.

Figueiredo acredita que a rejeição de Bruno pode ser o ponto principal da eleição, ” A rejeição de Bruno hoje é grande, isso faz que um estreante como Jhony Bezerra por exemplo, que pode conseguir reunir o apoio das esquerdas de Campina, tenha chances reais de derrotar o atual Prefeito no ano que vem”.

Arte: Marcelo Jr

Gilberto Lira – Gilberto Lira é jornalista profissional desde 2006. Trabalhou no Sistema Correio da Paraíba, Sistema Arapuan de Comunicação, Rádio Alto Piranhas, Mais FM e também foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Cajazeiras entre os anos de 2013 e 2016. Gilberto é o atual chefe de redação e diretor presidente do Portal Resenha Politika.

Lira acredita que Romero não deverá romper com Bruno, pois ele não teria coragem de quebrar o laço familiar com o clã Cunha Lima, ” A minha visão é que ele não tem coragem de bater de frente com a família Cunha Lima. Romero só está se beneficiando com esse falatório na imprensa, pois ele acaba se valorizando cada vez mais. Ano passado, houve um rumor que ele poderia sair candidato a Governador, todo mundo ficou naquela expectativa e ele acabou saindo Deputado Federal”

Gilberto acredita que se Romero conseguir a vitória em 2024, ele fincará seu nome como um dos principais nomes da política paraibana, ” Se Romero tiver coragem de romper com os Cunha Limas, sair candidato e ganhar a eleição, é coisa de se tirar o chapéu. Essa possível vitória de Romero, vai mostrar que ele pode se virar sozinho, contra um grupo que controla a cidade faz muito tempo, se tornando o principal líder político de Campina Grande, sem nenhum questionamento”.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba