Com 67% dos votos, Adriano de Oliveira Barreto e José da Silva Bernardo, da Coligação “A Coragem Para Mudar Continua (PCdoB/PR/PTB/DEM) foram oficialmente eleitos prefeito e vice-prefeito, respectivamente, do município de Marcação neste domingo (14). Os 23% restantes foram nulos ou brancos.
A vitória já era esperada, já que a chapa era única. Adriano só não seria sido eleito caso a quantidade de votos nulos superasse a metade dos votos válidos. Depois da diplomação do eleitos, que será feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Câmara Muncipal deve marcar a data da posse.
De acordo com o juiz eleitoral Adeilson Nunes de Melo, titular da 55ª Zona Eleitoral, em Rio Tinto, a eleição transcorreu tranquilamente. “Embora seja a eleição de um candidato só o trabalho transcorre de forma normal de um grande pleito”, explicou o juiz.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a realização de eleições suplementares já que os registros do então prefeito, Paulo Sérgio da Silva Araújo (PMDB), e do vice-prefeito, Valdi Fernandes da Silva, foram cassados por captação ilícita de sufrágil e abuso de poder econômico. Os dois foram acusados de doar material de construção aos eleitores durante a campanha de 2008.