É pra comparar? Por Lena Guimarães

Cássio Cunha Lima

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) encontrou um jeito de reduzir a influência do conjunto de obras do governo Ricardo Coutinho (PSB) na eleição: destacando o papel dos antecessores, inclusive o dele, em algumas delas. Antecipa-se à comparação de legados que o pessebista promete fazer durante a campanha, ressaltando as três mais emblemáticas: estradas, o centro de convenções e o canal Acauã-Araçagi.

Ao anunciar que filiados de 40 municípios, reunidos em Patos, aprovaram por unanimidade a tese da candidatura própria, Cássio disparou críticas a Ricardo, acusado de ignorar intencionalmente o trabalho dos antecessores. “A Paraíba não foi inventada nos últimos três anos”, setenciou o tucano, partindo para os exemplos.

Sobre o Centro de Convenções, fez questão de dizer que começou com o ex-governador Tarcísio Burity, que projetou o ‘Polo Turístico Cabo Branco, tendo construído toda infraestrutura para permitir os investimentos privados. Disse que fez o projeto do Centro de Convenções, que José Maranhão viabilizou os recursos e iniciou a obra, e Ricardo está concluindo. Seria resultado, portanto, do trabalho de quatro governadores.

Afirmou que o canal Acauã-Araçagi (liga as barragens que lhe dão nome, tem 112,4 km de extensão e permitirá irrigação de 16 mil hectares, além de garantir água para 600 mil paraibanos em 38 cidades), não poderia existir sem a barragem de Acauã, construída por José Maranhão. Que foi ele quem realizou o projeto, sendo que Maranhão garantiu os recursos, incluindo-o no PAC, ainda com o ex-presidente Lula, e está sendo executado por Ricardo.

Em relação as estradas, destaca que o financiamento da Federação Andina de Fomento foi negociado no seu governo, aprovado no Senado durante a gestão de Maranhão, que também iniciou as obras que prosseguem com Ricardo.

Cássio também mirou a definição de ‘governo republicano’ usada por Ricardo Coutinho para garantir que não exclue, não persegue e decide de acordo com o interesse público. Denunciou que seus aliados estão sendo perseguidos e que Conceição perdeu ambulância porque o prefeito decidiu apoiar a candidatura própria do PSDB.

Em Patos, na primeira consulta aos filiados, Cássio mostrou como pretende enfrentar o discurso do ‘nunca se fez tanto pela Paraíba’: com a ‘estratégia da generosidade’, pela qual todos são reconhecidos.

 

 

 

TORPEDO

É importante, neste momento em que iniciamos a política eleitoral, que os candidatos, os assessores, enfim, os agentes políticos em geral possam pautar os debates pela troca de ideias, sem espaço para injúrias, difamações, calúnias e coisas do tipo.

 

Do senador Vital do Rêgo (PMDB), lamentando o ataque à presidente Dilma e defendendo que a boa política prevaleça na Paraíba.

 

 

 

Wilbur deixa Docas

Em razão da grande repercussão, o dirigente da Companhia Docas, Wilbur Jácome – o que atacou a presidente Dilma Rousseff  com linguagem chula – entregou o cargo. Evita mais desgastes para o governador Ricardo Coutinho.

 

Os motivos

Na carta ao governador, Wilbur diz que sua decisão “se dá por motivos pessoais e com único objetivo de manter a estabilidade institucional da Companhia e do Governo do Estado”. Não externa nenhum arrependimento.

 

Mineral faltou

O deputado Antonio Mineral não foi ao encontro do PSDB em Patos, seu principal reduto. Defensor da aliança com o PSB de Ricardo Coutinho, alegou compromisso em Serra Branca, assumido antes da convocação da consulta.

 

Nome forte

Atual secretário de Articulação da PMJP, Rodrigo Soares (PT) quer voltar a Assembleia Legislativa, onde foi líder com atuação marcante. Depois de conversar com o presidente Rui Falcão, fez a pré-inscrição de sua candidatura.

 

 

 

ZIGUE-ZAGUE

+ Seguindo a orientação da direção nacional, o PT da Paraíba vai intensificar conversas com os partidos da base. Além do PMDB, o PTB e o PR serão convidados.

+ A CCJ da Câmara aprovou projeto da deputada Nilda Gondim que obriga anunciantes a destacar, nos comerciais, onde conseguir informações detalhadas sobre produtos e serviços.

+ O ministro Francisco Falcão, o governador Ricardo Coutinho e Dada Novais representando a Defensoria Pública, estavam na mesa do TJ na homenagem a Nancy Andrighi (STJ).

 

 

 

Congratulações

Através de proposição do desembargador José Ricardo Porto, a Primeira Seção Especializada do TJPB aprovou, por unanimidade, voto de congratulações para o procurador regional da República, Humberto de Paiva Araújo, promovido recentemente ao cargo de subprocurador-geral da República, passando a exercer suas funções em Brasília. Paraibano de Guarabira, Humberto ingressou no MPF em 1984.

 

 

 

PONTO FINAL

Subprocurador da República, o paraibano Eitel Santiago de Brito é o novo vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, o órgão de deliberação máxima da instituição. Foi eleito por aclamação.