Marcos Tavares

Deitei-me na noite da sexta com a resignação dos justos e esperei acordar n’outro plano. Ledo engano. Lá estava eu nesse mesmo e surrado mundo, que não acabou conforme previram em sua sabedoria os xamãs dos Maias. Ainda bem que não fiz algumas besteiras que me passaram pela cabeça, dessas que a gente só faz quando tem certeza do apocalipse final. Lá estava eu outra vez no planeta Terra com todos seus achaques, seus Chávez, seus Lulas e sua chatice. Bem que eu desconfiei desse fim de mundo anunciado, pois não é típico do divino, nem da natureza, mandar avisos. A coisa chega de supetão e pega todos de calças arriadas.

Isso significa que nada mudou. Dirceu vai cumprir a pena do mensalão, o Botafogo vai me fazer vergonhas no campeonato e Lula pode vir aí por uma terceira vez, numa versão de ‘O Mensalão-a Vingança’ com mais disposição para delapidar a coisa pública e lapidar cada vez mais seu PT. Vamos ter de aguentar a deselegância discreta de Dona Dilma e os arroubos patrióticos de Galvão Bueno na Copa. Teremos de tolerar o bando de loucos do Corinthians e seus títulos e as duplas sertanejas que vicejam como flores do campo. Coisas assim nos fazem pensar se não teria sido melhor tudo acabar.

Quem contou seus pecados à esposa deve estar arrependido, pois, se o mundo não acabou, seu casamento já era. Quem tomou dinheiro emprestado confiando na chuva de meteoritos que iria varrer os agiotas também se deu mal e se alguma mocinha decidiu que não ia morrer virgem é bom começar a procurar o pai da criança. Isso abalou completamente minha confiança nos Maias e seu calendário cantado em prosa e verso pelos ocultistas. De agora em diante, premonições, profecias ou coisas afins somente com garantia do meu dinheiro de volta com contrato assinado em duas vias e registrado em cartório.

Começo
Muitos dos prefeitos eleitos na Paraíba vão receber uma herança maldita: Municípios atingidos pela seca e em estado de emergência declarado.

Como o reconhecimento desse estado emergencial tem prazo, muitos vão começar o mandato justamente quando ele se encerra e assim vão-se as possibilidades de uma assistência mais efetiva por parte dos governos federal e estadual.

Vai ser um primeiro ano temeroso dedicado unicamente a reparar os efeitos da estiagem que empobreceu ainda mais lugares que já eram historicamente pobres. Nada que desperte inveja.

Amargo
Agra disse ter aceitado com naturalidade a não indicação de Roseana Meira pelo novo Prefeito.

É como remédio amargo. A gente acha ruim, mas tem de engolir.

Até mesmo porque Agra, indefinido politicamente, não arriscaria uma briga com Cartaxo, o que lhe fecharia as portas do PT, onde o prefeito eleito é hoje uma estrela brilhante.

Estrangeiros

A categoria dos auditores fiscais do estado sofreu um duro golpe na Justiça.

Agora, em caso de paralisação dos funcionários do setor, o Governo pode convocar outros servidores para cobrar imposto.

Raspando

O PSB quer uma faxina geral e pretende expulsar, de uma só canetada, Bira, Urquiza e Roseana Meira.
Dos três, apenas Bira tem votos e mandato.

Sufoco

Cassada pelo STE, a Prefeita Pollyana Feitosa fechou-se em seu gabinete e não atende ninguém, nem mesmo os funcionários que ainda não receberam o mês de novembro.
Papai Noel não vai a Pombal.

Fisgado

Anísio Maia deixou a Superintendência da Pesca na Paraíba, mas sempre indicou quem ocuparia o cargo. Agora ele foi fisgado numa armadilha e seu protegido foi para a rua.

Doidinha

Depois de muito tempo desaparecida, a Vaca Louca volta aos jornais.
Dessa vez é um humano infectado por uma loucura típica dos quadrúpedes.

Desocupado
Lula chama de vagabundos todos seus adversários e quem mais achar que o mensalão foi justo. O estranho é que nosso ex-presidente nunca foi muito chegado ao trabalho…

Frases…

Natalina – É como disse o peruzinho na noite de Natal: Mamãe, estou achando o papai meio abatido.
Controlando – Remédios controlados normalmente são dados a pessoas sem controle.
Dominical – O mundo acaba toda segunda.