O prefeito eleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), pressionou e os 27 vereadores eleitos para 2013 chegaram ao consenso em torno da manutenção do vereador Durval Ferreira (PP) no cargo de presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O anúncio da nova Mesa Diretora da Casa foi dado ontem. A expectativa dos integrantes do G8 – grupo de oito vereadores que pregavam a renovação da presidência da CMJP – é que ao final do biênio Durval ceda lugar a outro vereador.
Segundo Durval, o vereador Zezinho do Botafogo (PSB) será mantido na vice-presidência. Já a 2ª vice-presidência ficará com a vereadora Raíssa Lacerda (PSD). O vereador Benilton Lucena (PT) continua como 1º secretário, mas a 2ª secretaria será ocupada pela vereadora Eliza Virgínia (PSDB). Outra novidade é o vereador Bosquinho (DEM), como 3º secretário.
Além deles, o vereador eleito Marmuthe Cavalcanti (PTdoB), ficará responsável pela Ouvidoria da Câmara. O setor deverá ser criado a partir do próximo ano para absorver críticas e sugestões da população, bem como dos auxiliares do prefeito da capital.
Para a vereadora Raíssa, a definição por Durval não é uma incoerência com o que o grupo do G8 defendia, mas uma demonstração de uma harmonia do Executivo com Legislativo, e aconteceu após reunião com Luciano Cartaxo e Durval, defendendo uma chapa de consenso. Segundo Raíssa, Durval se comprometeu a não se candidatar a presidente da Casa em 2015. “Acredito que o acordo é de palavra, de honra. Se houver necessidade (de alteração no regimento) faremos, mas não há”, disse Raíssa.
Do Blog com JP OnLine