Dois lados amarrados

Paulo Santos

As intrigas e futricas do esquema governista nas eleições de João Pessoa aparentemente não permitem a evolução de qualquer subsistema nas duas pré-candidaturas surgidas nas entranhas do esquema vitorioso em 2004 e que repetiu a dose em 2008.

As pré-candidaturas rotuladas como oposicionistas obviamente dispõem de tempo para se organizarem, mas mesmo sem as idiossincrasias que fustigam o pessoal da situação não conseguem decolar, presos ao chão pelas amarras dos seus próprios esquemas.

Há sérias dúvidas quanto à concessão do passaporte eleitoral para os candidatos do PSDB e do PMDB, respectivamente senador Cícero Lucena e ex-governador José Maranhão. As pendências judiciais motivam todoso os temores vividos pelos dois agrupamentos.

A terceira pré-candidatura – deputado estadual Luciano Cartaxo, do PT – parece estar começando a sufocar a pressão exercida pelo PSB como moeda de troca para apoio ao PT em outras localidades. O noticiário do fim de semana passado aliviou um pouco a tensão recente que vem merecendo a busca de amparo junto às lideranças nacionais.

São tantos os melindres que atingem as pré-candidaturas que todo esse processo inibe alguns procedimentos de campanhas anteriores. O mais notório é o longo intervalo na divulgação de pesquisas (mesmo que alguns postulantes à Prefeitura prefirem ficar longe delas).

Outra questão é o represamento da demagogia. Alguns políticos, quando não podem usar seus dotes demagógicas, transformam-se em peixes fora d´água. O eleitor pode escolher o que é melhor para ele: ficar longe das célebres pesquisas e livre da demagogia. Pelo menos por enquanto.

ENGATILHADO
Tudo indica que o PR será o primeiro partido a anunciar aliança com o pré-candidato peemedebista a prefeito de João Pessoa, José Maranhão. Se não fizer o anúncio ainda nesta semana, o deputado federal Wellington Roberto fará na próxima. Ao contrário de Campina Grande, não in dicará vice na Capital.

TAVINHO
A segunda-feira (21) começou sob o signo do PTB fechando aliança com o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de João Pessoa, senador Cícero Lucena. Pouco antes do almoço, entretanto, o vereador Tavinho Santos participou de animada conversa com a cúpula estadual do PMDB.

JAMPA
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo (PSDB), garantiu ao colega Aníbal Marcolino (PSL) que a Procuradoria da Casa vai se manifestar ainda este semana pela instalação – ou não – da CPI do Jampa Digital. Pela demora vai ser um parecer de abalar as estruturas jurídicas do país.

LEITÃO
Importantes escritórios advocatícios foram acionados em Brasília para tentar resgatar o mandato de vereador do jovem Felipe Leitão. Há setores governamentais tão interessados na questão quanto o pai do ex-parlamentar, Mikika Leitão. Os sousenses se unem com a mesma facilidade com que desunem.

CONSELHO
Piada maldosa que circula na internet:
“O Dr. Dráusio Varela adverte: em primeiro lugar, a saúde. Em segundo, o Vasco”.

DICA DO ABÍLIO
Do doublé de médico e deputado Armando Abílio, via twitter:
“Idoso com boca seca, sede, fadiga, fraqueza muscular, perda de peso, letargia, sonolência e caimbras pode ser consequência do uso de diurético”.

PERUNTAR NÃO OFENDE
R$ 150 milhões vão resolver o problema da Cagepa? Cartas para… Deixa pra lá.