"Doação" de retroescavadeiras

foto

Aline Lins

A presidente Dilma Rousseff (PT) vai aproveitar a visita à Paraíba, na próxima segunda-feira (4), para entregar, em João Pessoa, a um total de 22 municípios, retroescavadeiras adquiridas através do PAC 2. A “doação”, termo equivocadamente usado pela Delegacia do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, contempla municípios de até 50 mil habitantes, situados fora de regiões metropolitanas. O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, deve participar da solenidade, na capital, com os prefeitos dos municípios contemplados: Aguiar, Alagoa Grande, Alhandra, Araçagi, Barra de Santa Rosa, Belém, Conde, Coremas, Ibiara, Juazeirinho, Lagoa Seca, Poço Dantas, Pombal, Santa Cruz, Santana dos Garrotes, São José de Piranhas, São Sebastião do Umbuzeiro, Joca Claudino, Sertãozinho, Solânea, Soledade e Tacima.

Orçamento irreal

A secretária Aracilba Rocha (Finanças da Paraíba) disse ontem, no evento da Unale, que 45% da receita do Estado depende exclusivamente do FPE, e do restante da receita estadual, a maioria (36%) entra através do ICMS. “O problema é que temos hoje um orçamento irreal. Preparamos o orçamento numa expectativa de arrecadação”, disse.

Aliança PSB-PSDB

O prefeito Romero Rodrigues defendeu a reedição da aliança PSB-PSDB com vistas às eleições do próximo ano. Ele disse isso após a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da PB-138, trecho Campina Grande/Catolé de Boa Vista.

Parentescos

A ex-secretária executiva do Procon estadual Klébia Ludgério corrigiu, ontem, esta colunista: Klébia Ludgério não é esposa do secretário titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Articulação dos Municípios (Sedam), Manoel Ludgério (PDT). É irmã. A esposa é a vereadora Ivonete Ludgério.

Decisão pessoal

Klébia também fez questão de deixar claro que sua exoneração do Procon-PB foi a pedido. Defensora pública e doutora em Direito, ela decidiu se dedicar à vida acadêmica e teve que realizar tratamento de saúde.

‘Fora do papel’

O governador Ricardo Coutinho (PSB) disse ontem que tem uma relação importante com a presidente da República, Dilma Rousseff, e pretende abordar“algumas outras discussões fora do papel visando aproximar as necessidades da Paraíba com as disponibilidades do governo federal”.

Olhadela no ‘retrovisor’

O vice-governador Rômulo Gouveia criticou o governo de José Maranhão, que anunciou a pavimentação da PB-138, trecho Campina Grande/Catolé de Boa Vista, colocou máquinas na estrada, mas após as eleições paralisou as obras.