Dividir pode enfraquecer

Por Aline Lins

A perspectiva de criação de dois novos municípios na PB, com a aprovação, no Senado, do Projeto de Lei Complementar 98/2002, que cria novas regras para fusão, criação e desmembramento de municípios, suscita a velha discussão sobre os fatores positivos e negativos de se ampliar o universo de 223 municípios já existentes. Empiricamente, já temos municípios demais. Mas vamos aos fatos: “Os municípios da Paraíba têm a menor área média do Brasil”. A afirmação é do doutor em Economia pela UFRJ, Paulo Fernando Cavalcanti Filho, especialista em Desenvolvimento Regional e Macroecomomia. Ele não é contra a emancipação dos distritos paraibanos, mas pondera que esse fato é prejudicial à PB na hora de trazer investimentos federais: quanto mais dividir, mais fraco fica o município para receber investimentos.
Estrutura cara
A criação de novos municípios depende muito da realidade local dessas comunidades. Mas esse tipo de iniciativa é ruim para o planejamento público. Município com poucos habitantes não é vantagem para a população, que arcará ainda com salário de prefeito, secretários, vereadores, além de toda a estrutura do poder público.
Plebiscito
O deputado Manoel Ludgério (PSD), secretário da Sedam, quer apresentar projeto na ALPB pedindo a emancipação política de São José da Mata, pertencente a Campina Grande. Ele diz que o distrito com 13 mil habitantes tem economia forte e infraestrutura.
No Museu de CG
O TRE inaugura, às 9h da próxima quinta-feira (24), um posto de atendimento para recadastramento biométrico no Museu dos Três Poderes, no Açude Velho, em Campina Grande. A solenidade, a ser presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti, deverá contar com a presença de Romero Rodrigues.
Jovens eleitores
O TRE entrou mesmo no ritmo de eleições 2014. O juiz Eduardo José de Carvalho ministra às 14h da próxima quarta-feira (23), no Lyceu Paraibano, palestra dentro da campanha “Eu me Represento – Eu Voto”.
‘Cidadão pessoense’

O presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti, natural de Mamanguape, recebe na sexta-feira (25), às 16h, na CMJP, o Título de Cidadão Pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa. As honrarias foram propostas, respectivamente, por Fernando Milanez e Marcos Vinícius.
Um litro de água
Na ALPB, o deputado Carlos Dunga disse que o deputado Gervásio Maia faz “pirotecnia com um litro de água”, ao criticar a Cagepa e apontar a má qualidade da água de Riacho dos Cavalos, que Maia exibiu em uma garraga pet.