Dirceu critica deturpação da fala de Dilma na PB

foto

Em seu blog na Internet, o ex-ministro José Dirceu, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por envolvimento no escândalo do mensalão, critica a deturpação que a mídia teria feito das palavras pronunciadas pela presidente Dilma Rousseff, na sua visita à Paraíba, quando ela disse que se pode brigar e fazer o diabo só na eleição. “Sem mais explicações, a publicação da frase dá margem a interpretações diversas, inclusive a de que a chefe do Estado brasileiro admitiu que se pode praticar até irregularidades numa campanha e numa eleição, quando o sentido da sua frase de efeito era meramente ressaltar a necessidade de manutenção de uma boa relação institucional entre os poderes, independentemente do partido a que pertençam presidente da República, governadores e prefeitos”, avalia Dirceu, que, inclusive, esteve em João Pessoa um dia após a visita de Dilma para se reunir com petistas e apresentar sua defesa diante do caso do mensalão, oportunidade em que reafirmou sua inocência.

O ex-ministro insinua que parece proposital a distorção do pensamento de Dilma na mídia. Salienta que a presidente explorou o ângulo da relação institucional porque teve todo o tempo acompanhando-a na visita à Paraíba o governador do Estado, Ricardo Coutinho, do PSB. “O que interessa, então – prossegue ele – é a relação institucional da presidente com o governador, independentemente da filiação partidária de ambos na sucessão presidencial e no Estado em 2014 e até mesmo da vitória do PT na capital paraibana contra a candidata apoiada pelo governador Ricardo Coutinho”. Dirceu adianta: “Por isso, a presidente da República destacou com sua frase de efeito que seu governo respeita os políticos de partidos adversários, apesar das paixões eleitorais”. Cita este trecho do pronunciamento de Dilma: “Nós podemos disputar eleição, brigar na eleição, fazer o diabo quando é a hora da eleição. Agora, quando a gente está no exercício do mandato, temos que nos respeitar, porque fomos eleitos pelo voto direto do povo brasileiro”, disse ela.

Dirceu observa que sempre chamando o governador paraibano Ricardo Coutinho de “parceiro”, Dilma também destacou que as moradias inauguradas são diferentes com qualidade e acabamento” em relação às que se construíam antes no Brasil. Ela ressaltou também o Bolsa Família como o maior programa de seu governo, ao lado do Minha Casa, Minha Vida. Dirceu informa a seus leitores que Dilma rememorou, ainda, um “causo” envolvendo o ex-presidente Lula para explicar o motivo de os benefícios do Bolsa e do Minha Casa serem concedidos em nome das mulheres. “O presidente Lula disse o seguinte: Se não for assim, vai aumentar o consumo de cerveja. Já a mulher vai dar o dinheiro do benefício para o filho”. E acrescenta José Dirceu: “A chefe do governo falou, também, sobre iniciativas do seu governo na área econômica para concluir: O Brasil vem mudando, vem mudando porque nós aumentamos as oportunidades de trabalho, reduzimos o desemprego e fizemos uma correção no salário mínimo. O Brasil vem mudando porque quando há uma crise lá fora, um espirro, o Brasil não pega pneumonia”. José Dirceu é um dos mais ferrenhos críticos da mídia, no âmbito do Partido dos Trabalhadores, por entender que há uma orquestração preconceituosa contra o PT pelo fato de um ex-metalúrgico ter sido guindado à presidência da República, sendo sucedido por uma mulher. Em outros “posts” no seu blog, ele fala dos avanços introduzidos pelos governos petistas em dez anos e das transformações operadas pela agremiação na realidade socioeconômica brasileira.

Do Blog com RepórterPB