Detran rebate críticas

Aline Lins

Da assessoria de imprensa do Detran recebemos o seguinte esclarecimento a respeito das críticas que foram feitas pelo desembargador Márcio Murilo, corregedor geral do Tribunal de Justiça, e publicadas na coluna do último dia 4: “Apesar de lidar com um universo que inclui proprietários de quase 1 milhão de veículos e 700 mil condutores, o Detran tem se esforçado na busca pela excelência do atendimento”.

Nomeação de concursados
Prossegue a nota do Detran: “O governo do Estado promoveu este ano o primeiro concurso público na história do Detran, nomeou 108 concursados em julho e, nesta sexta-feira, publicou no Diário Oficial a nomeação de mais 17 concursados para substituir candidatos que desistiram dos cargos por interesse pessoal”.

Novo concurso
Esclarece ainda que o Detran está realizando estudos que vão subsidiar o planejamento de novo concurso. “Tudo isso é o reconhecimento de que o quadro de servidores ainda está longe de atender a uma demanda que cresce na velocidade de uma frota cuja evolução chegou a 246%, nos últimos 12 anos”.

Agilizar atendimento
O Detran informa ainda que dentre as medidas adotadas para agilizar o atendimento estão a entrega domiciliar de documentos, a implantação da vistoria eletrônica e a instalação de terminais de autoatendimento dentro e fora das unidades do órgão. Anunciou também que vai fazer o agendamento de exames médicos e psicológicos pela internet, com previsão para implantação até o final do ano.

Esforço concentrado
A partir da próxima segunda-feira tem início o esforço concentrado de 91 processos envolvendo ações do banco Itaú-Unibanco. O mutirão é uma iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Novos mutirões
Ainda estão agendadas para este segundo semestre os mutirões do Banco GMAC/SA, de 16 a 20 de setembro. Também ocorrerão os regimes especiais do Seguro Dpvat com ações envolvendo processos das comarcas do Cariri, do ProEndividados e do mutirão fiscal da prefeitura da capital.

Ausência criticada

O secretário da Receita do Estado, Marialvo Laureano, foi convidado mas não compareceu para participar do IV Fórum de Atualidades do Fisco paraibano, realizado ontem em João Pessoa. O vice-presidente do Sindifisco-PB, Almir Nóbrega, lamentou a ausência. “Ele não conseguiu compreender a importância do diálogo e do debate franco com a categoria”, afirmou.