Desafio à oposição

Arimatea Sousa

Entre cristais

Ao transitar ontem por João Pessoa para assinar novos convênios com o Estado na área de recursos hídricos, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, comentou sobre a ´saia justa´ que enfrenta por ser filiado ao PSB, que tem sinalizado o fim da aliança com o PT para viabilizar a candidatura do governador Eduardo Campos (PE).

Etapas

“Nós estamos aprofundando o debate dentro do PSB”, dosou Bezerra, ponderando que “o partido ainda vai definir o seu cronograma de discussão interna e de tomada de decisões”.

Continuidade

Particularmente, o ministro assinalou que “eu tenho me posicionado a favor da manutenção da aliança e do apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, para dar sequencia ao trabalho iniciado pelo ex-presidente Lula”.

Muito cedo

Fernando Bezerra comentou que “a antecipação (eleitoral) não interessa a ninguém. Terceiro ano de um mandato é para acelerar obras e iniciar novos empreendimentos. É melhor deixar essa discussão para o próximo ano, que é o momento mais oportuno”.

Leilão

O prefeito Luciano Cartaxo refutou ontem declarações recentes do deputado Anísio Maia (PT), segundo as quais há diretórios municipais ´com placa de venda´, ou seja, sendo utilizados para negociações escusas.

Desconhece

“Não conheço nenhum diretório do PT com placa de venda, e não estou envolvido diretamente nessa disputa interna. Estou focado na administração”, delimitou Cartaxo.

Passagem

Ele admitiu que “nós estamos avaliando e vendo” a possibilidade de reduzir o preço da tarifa de ônibus na Capital, em face da repercussão financeira decorrente da redução de algumas contribuições sociais por parte do governo federal no setor de transporte público.

“Posteriormente teremos uma decisão”, avisou.

Juntinho

O prefeito de JP também contestou qualquer distanciamento do PMDB de sua administração.

“Claro que integra (o seu governo). O PMDB tem dois vereadores na Câmara (Fernando Milanez e João Almeida) e todos estão incorporados à nossa base. Temos um secretário (Assis Freire, Desenvolvimento Urbano) que é filiado histórico do PMDB. Temos uma ótima relação com o PMDB”, sublinhou o petista.

Antecipação

Após anunciar ontem a antecipação da folha de pagamento da PMCG para sexta-feira próxima, Romero Rodrigues informou o restante do calendário anual.

Ei-lo

29 de julho; 29 de agosto; 27 de setembro; 29 de outubro; 29 de novembro e 26 de dezembro.

O 13º salário será pago no dia 10 de dezembro.

Aquisição

O prefeito igualmente anunciou um marco em sua gestão: a desapropriação do Hospital Pedro I, investimento da ordem de R$ 13 milhões.

O detalhe

O ´Pedro I´ estava desde abril último cedido à PMCG, em forma de comodato, pela Loja Maçônica Regeneração Campinense.

No DF

Romero deve participar hoje de duas audiências em Brasília na companhia do senador Cássio.

Da boca de…

“… O governador está se sentindo acossado e raivoso…” (José Maranhão, do PMDB).

Microfone

Ricardo Coutinho concedeu ontem uma improvisada entrevista, durante a visita do ministro Fernando Bezerra.

Confira alguns trechos.

Votação do veto

“Não posso ter outra expectativa que não seja a manutenção do veto (às emendas da oposição que elevaram para 5,84% o aumento linear do funcionalismo), até mesmo porque a matéria é completamente inconstitucional. Todo mundo sabe, qualquer advogado sabe disso. E acho que qualquer deputado sabe disso.

Manipulação

“Tem alguns poucos deputados que querem usar o servidor como massa de manobra, porque se a Assembleia pudesse criar despesas, imagina como seria bom. Seria 100% para uns; 200% para outros…

E isso não pode. É preciso fazer política com seriedade. A agenda política não pode ser feita em cima de factóide, de mentira ou de enganações. Tem que ser uma agenda real.

“Enganação”

“Agora, aqueles que não deram um centavo de aumento para o servidor, querer agora fazer disso um cavalo de batalha com enganação ou ilusão, dizendo que vão aumentar despesas quando todo mundo sabe que não pode”.

Quem foi desafiado

Ainda o governador: “Desafio os que me antecederam, aqueles que me fazem oposição na Assembleia, a abrir as contas do Estado e verificar quem mais deu reajuste para o servidor: o meu governo ou o anterior. É simples, basta pegar o Sagres (TCE). Vou para esse debate com muita tranquilidade.

– Faço um desafio ao PMDB – arrematou Ricardo.

Hoje é dia de Marina Silva na Paraíba…