Deputado Toinho do Sopão encerra mês de novembro como autor de duas Leis Estaduais

TOINHO-DO-SOPAO-1

O deputado estadual Toinho do Sopão (PEN), teve um mês bastante produtivo, com aprovação de projetos, realização de audiência pública, participação na Caravana da Saúde, participação na Romaria da Penha – onde distribuiu Sopa, pão e frutas –, assumiu o comando da Comissão dos Direitos da Mulher, devido ao afastamento da deputada Daniela Ribeiro, e, encerrou o mês de novembro sendo autor de duas Leis Estaduais.

Em 2013, o deputado apresentou 16 projetos na Assembleia, conseguiu aprovação em plenário de diversos requerimentos como os da Casa da Cidadania de Bayeux, Casa da Cidadania de Santa Rita e Estrada de Forte Velho.

Agora é garantida por Lei a meia-entrada em cinemas, teatros, espetáculos esportivos, shows e demais eventos culturais realizados no Estado da Paraíba, aos portadores de deficiência física, auditiva, visual ou mental.

O uso de asfalto ecológico nas obras públicas de pavimentação e recapeamento realizadas em vias de trânsito pelo Governo do Estado se tornou Lei Estadual também de autoria do deputado.

O projeto que trata sobre o uso de Asfalto Ecológico foi aprovado por unanimidade. A Lei de autoria de Toinho do Sopão, filiado ao Partido Ecológico Nacional, determina o uso de agregados reciclados como pneus ou resíduos sólidos da construção civil na aplicação do ‘Asfalto Ecológico’, também conhecido como ‘Asfalto Borracha’. “A proposta objetiva colaborar com o meio ambiente através da utilização inteligente dos pneus que são jogados fora por usuários de veículos automotores em locais impróprios”, justifica o parlamentar.

 

O deputado também convocou uma Audiência Pública para debater com a população as condições do transporte público na região metropolitana. Ficou definido que uma comissão será criada para averiguar e cobrar melhorias nos serviços prestados pelas empresas.

 

Pelo terceiro ano consecutivo o deputado participou da Romaria da Penha e, nesta 250ª edição do evento, distribuiu 2.700 copos de sopa, 2.000 pães, frutas e água aos romeiros.

 

Neste mês de novembro também foi aprovado no plenário da ALPB o Projeto de Lei (PL), de autoria de Toinho do Sopão, que proíbe o uso de fogos de artifício, sinalizadores e shows pirotécnicos com fogos de qualquer espécie e similares em boates, bares, teatros, igrejas, auditórios e demais locais fechados, públicos ou privados, destinados a eventos.

 

Ainda foi acrescentado ao PL uma emenda determinando que o uso de fogos poderá ser autorizado quando consultado o Corpo de Bombeiros – com prévia verificação do local e autorização do órgão.

 

Mas, o principal projeto do deputado, é o Sopão da Solidariedade que irá comemorar 13 anos e chegará a marca de 1 milhão e 200 mil sopas distribuídas apenas no mandato.

 

A ação solidária que mata a fome de diversas pessoas é fruto de um intenso trabalho reconhecido, principalmente, por quem mais precisa: os mais humildes.

 

Diariamente, 2.700 copos de sopa são entregues acompanhados de pão em quatro pontos diferentes da cidade: anel externo do Parque Solon de Lucena, em frente à Esplanada; Ponto do Cem Reis; Praça Pedro Américo (em frente ao Paço Municipal); e, Terminal de Integração no Varadouro.