O deputado estadual José Aldemir (PEN) comemorou em entrevista à imprensa a iniciativa da comissão geral da Câmara dos Deputados, que nesta quarta-feira (8) discutiu a questão da seca no Nordeste brasileiro. Na oportunidade, cobrou a urgente criação de ações efetivas de fortalecimento da economia rural, para que no momento da seca não haja tanto sofrimento do povo sertanejo.
O parlamentar destacou que apesar de oportuna, a comissão da Câmara Federal deveria ter sido criada há mais tempo. “Precisamos discutir amplamente este assunto, no sentido de dimensionar as mazelas e prejuízos decorrentes da seca no Nordeste brasileiro”, disse.
Ainda segundo o deputado, é preciso que haja políticas públicas no sentido de melhorar as ações da convivência com a seca. “Fazer com que a transposição do Rio São Francisco aconteça, perfuração de poços, distribuição de carros pipa, sobretudo criar ações de fortalecimento da economia rural para que os sertanejos não sofram tanto com a seca”, defendeu.
A falta de chuvas no Sertão nordestino está associada a causas naturais, principalmente à baixa influência de massas de ar úmidas e frias vindas do Sul.
A proposta para realização da comissão geral foi deputado federal do PSC da Paraíba, Leonardo Gadelha.