Deputado apresenta emenda de R$ 500 mi para PB

Com mais de um milhão de habitantes e aproximadamente 290 mil veículos em circulação, a área metropolitana de João Pessoa ostenta indicadores preocupantes de mobilidade. O trânsito paralisa todos os dias e longos congestionamentos já se tornaram normalidade, nas principais vias da Capital, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux.

Os problemas de mobilidade na área metropolitana vêm comprometendo seriamente o sistema de transporte coletivo e consequentemente, trazendo prejuízos para seus usuários. Os ônibus [quase sempre lotados] ficam presos em meio aos engarrafamentos formando longas filas facilmente percebidas na Avenida Epitácio Pessoa, na BR 230, na Avenida Liberdade em Bayeux e inúmeras outras.

Problemas sérios também são observados no sistema ferroviário. Os trens que interligam as cidades de Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita e Bayuex têm mais de 60 anos, se locomovem sob trilhos centenários e são insuficientes para atender a demanda diária de trabalhadores e estudantes que utilizam o sistema para transitar na região metropolitana. Para tentar reverter este quadro preocupante, o deputado federal Manoel Junior (PMDB) indicou ao Plano Plurianual (PPA 2012-2015) uma emenda alocando recursos na ordem de R$ 500 milhões para a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) investir na modernização do setor.

Segundo dados da CBTU, a região metropolitana de João Pessoa conta hoje com uma frota de 24 carros de passageiros e quatro locomotivas. Desses carros, apenas treze estão em funcionamento e onze estão sem condições de tráfego.

A intenção do deputado Manoel Junior é tornar o sistema de trens de João Pessoa moderno, econômico, eficiente, mais seguro e efetivamente integrado à rede de transportes da região metropolitana, melhorando o atendimento das necessidades de deslocamento da população e reduzindo consideravelmente, os sérios problemas de mobilidade.

Atualmente, o sistema atende a cerca de 10 mil usuários por dia. O objetivo é que, com esse investimento, a CBTU passe a transportar 30 mil passageiros diariamente.

A aprovação dessa emenda vai garantir recursos para serem investidos nos próximos quatro anos em ações de ampliação, reforma e modernização do sistema ferroviário da Região Metropolitana de João Pessoa no plano de governo da presidenta Dilma Rousseff para o Estado da Paraíba. Esse recurso poderá ainda, implantar o sistema VLT (Veículos Leves sob Trilhos), uma espécie de metrô de superfície, que é mais moderno, confortável, silencioso e seguro.

No projeto está previsto ainda, a reforma das doze estações existentes e a criação de mais cinco: uma em João Pessoa, no bairro do Róger, três em Santa Rita e uma em Bayeux.

De acordo com o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, os trens que operam atualmente na área metropolitana têm mais de sessenta anos e apesar de passarem por um sistema de manutenção rigoroso, eles quebram com muita facilidade. “Precisamos muito desse investimento, que vai permitir a modernização do nosso sistema e a concretização de um sonho antigo, que é a implantação do VLT”.

Com o esse recurso será possível também, integrar o sistema ferroviário à rede de ônibus da região metropolitana. “Atualmente o nosso sistema é deficiente. Os trens demoram, atrasam, quebram muito e consequentemente, os passageiros não têm a garantia de que o trem passará na hora certa”, reconheceu. “Mas com o VLT esse problema vai deixar de existir e teremos trem passando de 20 em 20 minutos”.

O superintendente da CBTU, falou ainda, da importância do deputado Manoel Junior de propor emendas para melhorar o sistema ferroviário da região metropolitana de João Pessoa. “A nossa instituição reconhece [e agradece] o esforço do deputado em investir em algo fundamental para a melhoria da mobilidade das pessoas. Com esse recurso – caso a emenda seja aprovada – poderemos oferecer um transporte público com maior rapidez, conforto e economia”.