“A Revista Jurídica significa que estamos pensando em segurança pública. Estamos vivos”. Este foi um dos sentimentos que nortearam o governador Ricardo Coutinho durante o lançamento da 1ª Revista Jurídica dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba. Mais de 500 revistas foram entregues durante a cerimônia que aconteceu na última sexta-feira (13), onde os delegados sócios da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba (Adepdel-PB) comemoraram a realização de mais um sonho da categoria.
Durante os discursos emocionados, as vitórias como o reconhecimento da categoria como carreira jurídica e os aumentos salariais foram comemorados juntamente com o lançamento da Revista. Durante seu discurso, Cláudio Lameirão, presidente da Adepdel, fez uma reflexão sobre o pensamento crítico relativo ao Direito Penal que, na sua opinião não contribui para a diminuição da população carcerária por estar falido. Para ele, a Revista é importante para que essa reflexão acerca da segurança pública contribua para novas mudanças na sociedade.
“Somos a quarta maior população carcerária do mundo com 600 mil presos. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Rússia. Aumentar o número de crimes no código de direito penal não diminuirá a criminalidade. No Brasil temos uma criminalidade organizada, precisamos de inteligência para combater, precisamos de uma polícia investigativa e inteligente. Precisamos refletir sobre segurança pública para dar frutos à sociedade”, disse Lameirão.
“A polícia civil não trabalha com microcriminalidade. O que nos assola é a criminalidade organizada. Essa revista tem a função de refrear um pouco isso. Precisamos desestruturar organizações que se dedicam ao contrabando, tráfico de drogas, pirataria”, complementou o delegado.