O deputado Anísio Maia (PT) se pronunciou na tribuna da ALPB, nesta quarta-feira (11/09), acerca da proposta de que uma comissão de parlamentares vá a Brasília reivindicar do Ministério da Agricultura que não feche três postos da Conab na Paraíba, conforme anunciado:
“Não me chamem para ir a Brasília pedir esmolas. Hoje uma esmolinha do milho, amanhã uma sisternazinha, sempre empurrando com a barriga. Por quanto tempo vamos aguentar sendo humilhados com a história da seca?! Vamos pedir migalhas ao Governo Federal?! Vamos a Brasília para pedir para reabrir três armazéns da Conab?! Temos que criar uma campanha nacional pela aprovação da PEC que cria um fundo de investimento do Semiárido Nordestino. Cobrar o que mais foi feito, além da retomada das obras da transposição, em relação ao documento que apresentamos à presidente sobre a situação da Paraíba”.
Alguns dados apresentados pelo deputado para justificar sua posição: a transposição do Rio São Francisco só destinará 4% das águas para consumo humano na zona rural; já o Programa Água para Todos, anunciado agora pelo Governo Federal, vai beneficiar na Paraíba seis mil famílias com R$ 19,5 milhões para construção de cisternas, porém só o custo para a Cagepa fazer uma ligação de água no Município de Cacimba de Dentro é de R$ 500 mil.
“Proponho que façamos uma comissão para conversarmos cara a cara com a ministra Ideli Salvati, que estará na Paraíba nos próximos dias, e cobrar do Governo Federal ações estruturantes. O Nordeste tem que ter voz. Não me peçam mais para pedir esmolas”, concluiu Anísio.