Deixa o Mago voar!

Rubens Nóbrega

Não sei mesmo pra que tanto alvoroço só porque o governador quer comprar um avião usado para fazer suas viagens mais à vontade, muito provavelmente para evitar o assédio que aconteceria se utilizasse os aviões de carreira que carregam pobres mortais.
Fico mesmo pensando em Sua Majestade pegando voo comum no Castro Pinto, às cinco da manhã. Mesmo na Salinha Vip, não teria sossego, com tanto súdito pedindo autógrafo, querendo tirar foto com ele, dar um abraço, um beijo ou agradecer pelo governo que o monarca vem fazendo.
E durante a viagem? Aí seria o ó. A cada aviso, o comandante registraria a presença do soberano, provocando aplausos, hip-hip-urras e fiufius daqueles passageiros e fãs mais entusiasmados. Ricardus não conseguiria dar sequer um cochilo nem jogar paciência no seu net, ai-pode ou ai-pede.
E o que dizer das aeromoças se revezando e se desvelando a cada cinco ou dez minutos, chegando junto da poltrona real para perguntar se o majestoso precisa de alguma coisa? Sem contar aquelas que se comportam feito tietes apaixonadas. Ah, seria um inferno. Ninguém merece. Quanto mais…
Além de poupar certos aborrecimentos, é preciso compreender que fica mais em conta um avião de R$ 16 milhões, como aquele que o contribuinte estaria prestes a pagar para os deslocamentos do absoluto e de membros da Corte. Pelo cálculo que fiz, a aeronave se paga em apenas 14 anos.
Antes que alguém aí se espante, lembro que 14 anos na cronologia ricardiana equivalem a um mísero ano e quatro meses. Ou vocês esqueceram que em 2010 a Paraíba elegeu um governo que vai fazer 40 anos em 4? Bom, agora podem perguntar como é que esse avião estará pago em 14 anos que eu digo.
Elementar. É só pegar os R$ 16 milhões e dividir por R$ 1 milhão e 100 mil reais que esse governo deve gastar ao ano, em média, para cobrir despesas com as viagens do governante e equipe de apoio, inclusive militar, despesas essas somadas às diárias do chefe, dos assessores mais viajantes e à grana reservada à locação de carros.
É só consultar o Siafi
Quem se der ao trabalho de entrar no Siafi – Sistema Integrado de Administração Financeira (siaf.cge.pb.gov.br), vai ver que no primeiro ano (2011) ou na primeira década do Ricardus I o contribuinte desembolsou nada menos que R$ 695.814,41 para o imperador e comitiva viajarem.
Mas essa cifra diz respeito apenas ao que foi gasto com ‘Passagens e Despesas com Locomoção’. Não inclui outras despesas de viagem em tese realizadas em 2011, mas seguramente pagas em função das seguintes finalidades e respectivos valores:
• diárias de servidores civis da Casa Civil – R$ 160.415,00;
• diárias de servidores civis da Casa Militar – R$ 11.530,00;
• diárias de servidores militares da Casa Militar – R$ 186.442,50;
• locação de veículos para a Casa Civil – R$ 50.689,27.
Agora, é só somar aqueles R$ 695,8 mil com o que acabei de discriminar que se chega aos R$ 1,1 milhão de que falei há pouco.
Preço de avião novo
Pelo que li neste Jornal, em matéria assinada pelo excelente Lenilson Guedes, o avião que o Ricardus I quer comprar é um é “do tipo bimotor turbo-hélice, com capacidade mínima de sete passageiros e dois tripulantes, com ano de fabricação a partir de 2008” e deve ser entregue “completamente revisado”.
Aí tem uma coisa que me intriga. Segundo o Polêmica Paraíba (Paraíba FM), o aparelho estaria orçado em R$ 16 milhões. Mas isso é preço de um zero milha! Digo isso porque uma aeronave igual ou bem parecida estaria para ser comprada naquele preço pela Copel (Companhia Paranaense de Energia) para o governador Beto Richa, conforme peguei ontem no Paraná online.
Alugando jatinhos
Outra coisa. Jornalistas impertinentes e oposicionistas renitentes precisam compreender que a compra de um avião de segunda, mesmo ao preço de um novinho em folha, vai poupar o erário de também arcar com aluguéis de jatinhos que custam uma fortuna, principalmente se o freguês é o poder público.
Pra vocês terem uma idéia, em apenas duas viagens para as quais alugou jatos da Weston, de Recife (PE), Sua Majestade consumiu R$ 36.589,99. A primeira dessas viagens, presumivelmente para Brasília, foi realizada em 10 de junho do ano passado e saiu por R$ 20.502,00. A segunda, em 10 de outubro de 2011, possivelmente para o mesmo destino, um pouco mais barata: R$ 16.087,99. Confiram no Sagres online.
Como diria Potinho…
– Camarada, viajar em avião de carreira é coisa pra governante de país pobre, tipo Inglaterra, Alemanha… Deixa o Mago voar!