´Degola´ de ex-prefeitável

foto

Arimatea Souza

Manter as aparências

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse ontem em João Pessoa que o partido continua empenhado em manter a base política que viabilizou em 2010 a eleição da presidente Dilma Rousseff.
“O PSB continua na nossa base. O diálogo nunca foi rompido”, enfatizou.

Socialista

Costa frisou que o governador pernambucano Eduardo Campos, especulado para disputar a Presidência no próximo ano, “não representa uma ameaça para o PT, de forma alguma”, acentuou.

Cerco

“Todo o nosso trabalho vai ser para que o PSB esteja (em 2014) com Dilma”, arrematou o senador.

Descrente

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), disse que é pouco provável a manutenção pela Paraíba das atuais representações na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

Encolhimento

As 36 vagas atuais na AL deverão cair para 30; e a bancada federal deverá decrescer de 12 para 10 deputados, conforme processo em tramitação no TSE.

“Meu lugar”

Ao ser empossado ontem na Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Dunga (PTB) sublinhou que “assumi o lugar que era meu. Não tomei o lugar de ninguém”.

Espera

“Não houve uma agonia, mas um tormento, que é pior do que a agonia”, revelou Dunga.

Silêncio

Para o parlamentar, um político sem mandato “é como um comerciante sem alvará de funcionamento. Ninguém ligou pra mim nem me procurou”.

Aceita

Dunga disse que “recebo quem quer que venha para o PTB”, ao ser perguntado sobre a eventual filiação do ex-senador Wilson Santiago (PMDB) para dirigir a legenda no Estado.

Controle das bases

Mas ressalvou que é indispensável que a situação dos municípios “seja respeitada, caso contrário eu deixo o partido”.

Faixa própria

Mesmo assinalando que apoiou a eleição de Ricardo Coutinho em 2010, o petebista criticou a limitação das ações governamentais para atenuar os efeitos da estiagem.

“Vou pertencer ao ´partido do povo´,” avisou Dunga.

Sustada

Horas após a posse do novo deputado, em decisão monocrática, o juiz Marcio Accioly, do TRE-PB, decidiu acatar o mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado pelo advogado do deputado Genival Matias (PTdoB) para sustar os efeitos da posse até que seja julgado o mérito da ação.

Embasamento

O argumento apresentado são as disposições do TSE acerca da totalização de votos, que fixam um rito próprio.

E esse rito teria sido desrespeitado em termos de obediência a prazos.

Obediência

“Acreditamos na decisão do TSE e estamos cumprindo todas as decisões da justiça, assim como têm se comportado o TRE e a Assembleia”, comentou Dunga a respeito da inesperada decisão judicial.

Além das urnas

Esse processo envolvendo Carlos Dunga é mais um caso do que se convencionou chamar de 3º turno das eleições. No caso, as de 2010.

Desdobramento

A anulação dos votos do ex-candidato a deputado estadual Osvaldo Venâncio, o popular Bado, do PSL, provocou reflexos diretos na composição atual da AL, graças ao famoso coeficiente eleitoral.

Traduzindo

O cálculo (proporção) realizado com o número de votos obtidos por cada partido e/ou coligação e a quantidade de cadeiras em disputa naquela casa legislativa.

Lentidão

Na essência, estamos diante de mais um efeito da famosa Lei da Ficha Limpa, e principalmente da demora da Justiça Eleitoral em interpretar e aplicar com rapidez a legislação criada para melhorar o ´currículo´ de nossa classe política.

Longo hiato

Tanto isso é verdade, que foram necessários quase 30 meses para que houvesse a determinação para a recontagem e recálculo dos votos para deputado estadual, um processo que transitou pelo TRE e pelo TSE.

Adiamento

Ficou para o dia 5 de abril a inauguração do novo centro de hemodiálise do Hospital FAP, em Campina.

Ejetado

Está nos ´estertores´, na direção nacional do PT, o processo de expulsão do ex-prefeitável Alexandre Almeida, que ´baldeou´ as estratégias partidárias na sucessão campinense do ano passado ao recorrer à justiça para impedir a recomendada coligação com o PP, deliberada pela cúpula petista.
“Oficialmente temos que esperar uma reunião da executiva nacional, mas Alexandre já está fora dos quadros do partido”, informou ontem Rodrigo Soares, presidente do PT/PB, acrescentando que o caso já passou pela ´câmara de recursos´.

O que planeja Maranhão para 2014?…