“Debate Sem Censura” no Sindifisco reúne sindicalistas e autoridades políticas

988456_624350617621108_2139036843_n
A edição desta quinta-feira (19) do programa radiofônico “Debate Sem Censura”, da Rádio Sanhauá, apresentado por Gutemberg Cardoso e Antônio Malvino, foi transmitida direto da sede do Sindifisco-PB, em João Pessoa.
O programa contou com a participação do presidente do Sindifisco, Victor Hugo, dos pré-candidatos ao Governo do Estado nas eleições de 2014, Tarcio Teixeira (PSOL) e Nadja Palitot (PT), como também com os deputados Babo Venâncio e Anísio Maia, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Charliton Machado, o secretário de Articulação Política de João Pessoa, Rodrigo Soares, além dos líderes sindicais Paulo Xavier, Coronel Francisco, Arimatéia França, Marcos Patrício, Levi Borges, Rafael Freire, entre outros.
Entrevistado no “Debate Sem Censura”, o pré-candidato Tárcio Teixeira (PSOL) disse que o partido oficializa a pré-candidatura ainda em 2013, como uma proposta diferenciada do que está posto. Ele afirmou que sua candidatura é séria e que os partidos nanicos têm propostas e força para concorrer às eleições do próximo ano. “O PSOL possuiu força por não ser um partido de cúpula. É pautado pelos debates com os movimentos sociais e categorias profissionais do Estado”, disse.
Também pré-candidata ao Governo do Estado, Nadja Palitot reafirmou a disposição do partido para a disputa das eleições do próximo ano, como também acabou com os rumores sobre o estremecimento do “blocão”. “O Partido dos Trabalhadores está preparado para as eleições do próximo ano e junto com a militância e os eleitores paraibanos vamos fazer uma verdadeira festa da democracia em 2014”, disse. “Quanto ao “blocão”, permanecemos fortes, unidos e oportunamente anunciaremos à Paraíba a formação da chapa majoritária”, garantiu.
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Charliton Machado, reafirmou as palavras de Nadja e disse que o Processo de Eleições Diretas da legenda decidiu que a candidatura do PT está consolidada. “É para valer, haverá diálogo com os partidos do “blocão”, que segue unido desde a campanha de Cartaxo para a Prefeitura Municipal de João Pessoa”, lembrou.
Já o dirigente nacional do PT e secretário de Articulação Política do município, Rodrigo Soares, disse que não há imposição de candidaturas e afirmou que as conversas são constantes. “Nadja Palitot é uma lutadora e já representa o partido muito bem com toda a sua força. O PT não se impõe, todas as decisões são democráticas, assim como aconteceu antes do anúncio do nome de Nadja Palitot”, declarou.
O presidente do Clube dos Oficiais da Paraíba, Coronel Francisco, também foi entrevistado pelos radialistas Gutemberg Cardoso e Antônio Malvino. Coronel Francisco destacou a violência está tomando conta da Paraíba. “A polícia se esforça, mas não consegue alcançar os índices de redução propostos pelo Governo, porque não tem estrutura nem incentivo para cuidar do seu trabalho”, disse Francisco.
O presidente do Clube dos Oficiais disse ainda que “a Polícia Militar não possui efetivo para atender a demandas e necessidades da população”. Coronel Francisco aconselhou ao governador Ricardo Coutinho que desça do pedestal e ouça as pessoas sobre as necessidades, avaliando as sugestões, apostando no diálogo para ajudar no desenvolvimento da Paraíba.
Outro entrevistado do programa foi o presidente do Sindicato dos Defensores Públicos da Paraíba, Levi Borges, que comentou a determinação do STF para que o Governo da Paraíba corrija a LOA 2014, que prevê uma redução no orçamento destinado a Defensoria Pública da Paraíba.
Ele disse que a peça orçamentária prevê todos os custos do exercício 2014, mas, apesar do Governo conhecer todos os números, reduziu o valor. Ele disse que a demonstração de desrespeito do Poder Executivo foi avaliada pelo ministro Dias Tóffoli, que suspendeu o andamento do projeto na Paraíba, o que representa uma vitória para a categoria que tem os seus direitos garantidos.