Debate é marcado por farpas e pouca proposta

A troca de farpas entre os candidatos que disputam a prefeitura de João Pessoa foi a tônica do debate realizado ontem pela TV Cabo Branco, que teve a mediação do jornalista José Raimundo, da TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Os ataques começaram logo no primeiro bloco, tendo como alvo as administrações de Cícero Lucena (PSDB), Ricardo Coutinho (PSB) e Luciano Agra (sem partido) na prefeitura da capital, estes dois últimos por apoiarem Estela Bezerra (PSB) e Luciano Cartaxo (PT), respectivamente, além da gestão de José Maranhão no governo do Estado. Porém, o destaque durante todo o debate foi o candidato do PSOL, Renan Palmeira, que entrou como ‘franco atirador’, criticando e apontando as fragilidades de todos os demais candidatos, provocando comentários nas redes sociais.

Já Luciano Cartaxo, que lidera as pesquisas de intenções de votos como favorito para vencer as eleições, ficou ‘apagado’ no embate de propostas.

O debate teve início às 23h11, mas os prefeitáveis começaram a chegar horas antes. O primeiro foi justamente o candidato Renan Palmeira, que por volta das 21h30 chegou acompanhado por assessores e militantes do partido. O vice chegou posteriormente. Dez minutos depois chegou o candidato Luciano Cartaxo, acompanhado do vice e de assessores jurídicos e marqueteiros.

O candidato Cícero Lucena chegou às 22h, acompanhado do vice Ítalo Kumamoto (PSC), do coordenador de campanha Ruy Carneiro e aliados. Já a candidata Estela Bezerra chegou por volta das 22h30, junto com o vice Efraim Morais (DEM), secretários de governo e assessores políticos. O candidato José Maranhão também chegou às 22h30, com seu vice Tavinho Santos (PTB), seus coordenadores jurídicos e aliados.

Durante o debate, os candidatos tiveram a oportunidade de discutir temas como trânsito, pavimentação, iluminação pública, educação fundamental, saúde, orçamento municipal, habitação, ordem urbana, geração de emprego, iluminação e segurança públicas, esporte, entre outros.

Quem abriu o primeiro bloco foi Renan Palmeira, que dirigiu sua pergunta a Luciano Cartaxo sobre como resolver a situação do trânsito. Ele alfinetou o petista dizendo que nos últimos anos tem havido uma cumplicidade entre os gestores e as empresas de ônibus. “O transporte público não chega aos bairros por falta de concorrência”, criticou Renan. Luciano prometeu tocar um projeto da gestão de Luciano Agra, já aprovado no Ministério das Cidades, que prevê a construção de quatro grandes corredores para ônibus. “Não dá mais para o cidadão pessoense perder tempo com o trânsito”, ressaltou o candidato do PT.

Na sequência, Cartaxo perguntou a José Maranhão sobre o seu projeto para a pavimentação de ruas na cidade. Em sua resposta, o peemedebista disse que 40% das ruas de João Pessoa não têm esgoto nem pavimentação. “É preciso saber por que isso está acontecendo”, questionou Maranhão, para quem o que existe é uma falácia de projetos que não saem do papel. “Eu vou administrar com as vistas voltadas para os bairros”, afirmou. Na réplica, Luciano anunciou que sua meta é calçar 600 ruas em João Pessoa: “Nós entendemos que é fundamental levar para os bairros essa pavimentação”.