De Santino à Raoni

Bruno Filho

Comentários políticos sempre têm que vir acompanhados de muita cautela, haja visto que na política as coisas acontecem rapidamente e por serem dinâmicas mudam do dia para a noite. Portanto é bom manter uma certa margem ao comentar, para não alimentar a opinião pública de forma precipitada. Eu vou por esse caminho.

Daqui alguns dias acontece a posse de 27 homens e mulheres que terão a enorme responsabilidade de representar o povo de João Pessoa na Camara Municipal por 4 anos. Por essas pessoas, passará muito do nosso destino e aquilo que viveremos na Capital. Certamente com fatos bons e ruins.

Ainda não sou eleitor desta cidade, então obviamente não votei em nenhum deles e poucos eu conheço pessoalmente. Apenas aqueles que já compareceram ao programa no qual trabalho. Eles, na maioria nem sabem quem eu sou, talvez me ouçam, mas não me conhecem ainda.

Assim sendo, sinto-me totalmente à vontade de tecer alguns pequenos comentários como esse, sempre na expectativa de elucidar pontos de vista. Já há algum tempo conheço a relação dos vereadores que irão assumir e então resolvi falar do mais votado e do “último” colocado na lista dos eleitos.

Começo pelo último, entre aspas, pois é apenas uma questão de coeficiente partidário. Escrevo sobre Santino, que me parece uma figura querida do povo pessoense, e que vai para seu primeiro mandato. Não serão fáceis as coisas para Santino, terá sempre que sobressair entre seus companheiros…é uma lei cruel da vida.

Passando por todos os outros, desejo sorte e discernimento a eles e sei que se lá chegaram, independentemente de capacidade eles possuem a aprovação popular. Eu que vivi o lado duro da ditadura, sei o quanto é importante a democracia e que ela seja sempre respeitada.

Vamos então ao mais votado de todos. Um jovem, cheio de idéias, e que me parece tem tudo para fazer história dentro da vereança de nossa cidade. No pouco tempo que já teve para trabalhar depois das eleições, demonstrou interação em todos os assuntos e participou das primeiras decisões do novo comando.

Foi o responsável pelo discurso principal na diplomação do prefeito e de seus colegas, fato que me foi dito inédito dentro da Casa Napoleão Laureano. Para mim, uma boa amostra. E aí não me atrevo a fazer um juízo de valores completo, claro que ainda é cedo, serão longos 48 meses.

As propostas que tenho ouvido vindas de Raoni tem me soado de forma coerente e sou adepto de que os políticos devam ser antes de tudo corajosos e coerentes. Estas duas, que considero qualidades, estou encontrando no “campeão” de votos. Apenas reitero que tudo pode mudar com o tempo.

Como homem ligado ao futebol, e meus amigos políticos sabem disso, na política se comparada ao mundo da bola, eles tem um papel parecido com o dos goleiros ou árbitros quando elogiados. Elogio só vale aos 45 minutos do segundo tempo, para não dar “água”.

Até por isso, gostei muito de um projeto que Raoni pretende viabilizar que diz respeito a um “Mapa de Promessas”, no portugês claro. Ou seja, prometeu na campanha será cobrado durante a gestão e isso serve para o bem ou para o mal. Tenho certeza que será sucesso.

Imaginem, por exemplo, prometer e cumprir algo logo nos 6 primeiros meses de trabalho e de repente nos últimos 6 meses não conseguir cumprir outras promessas. Será lembrado apenas o último episódio, o que seria de uma injustiça tremenda. O inverso também é válido.

Esse é apenas um que tomei conhecimento e chamou a atenção. Obviamente, existem outros tantos que ele vai procurar aplicar na sua estadia. Na minha opinião, muito interessante. Faltam poucos dias e tenho certeza voltaremos a escrever sobre isso outras vezes.

Agora…vai lá uma previsão do colunista que tem um “feeling” razoalvelmente certeiro, até pelos seus anos de vida. Este jovem político tem tudo para dar certo. Enxergo um futuro promissor inclusive para novos mandatos em outros cargos. Espero acertar para o bem da antiga “Filipéia”, do Estado e quem sabe da Nação.

Se os atos me fizerem mudar de idéia, serei o primeiro a reconhecer, mas torço que essa pequena incursão ao futuro a mim conceda a razão. Sei que tudo na política é complicado, para todos, inclusive para os próprios donos de seus mandatos. Principalmente, aqueles que andarem na contramão do povo.

Bruno Filho, jornalista e radialista, saúda a todos e deseja um ótimo trabalho. Vamos conferir !

[email protected]
Twitter:BrunoFComenta