Daniela. Amor e palanque

Marcos Tavares

Sempre hesitei em tocar nesse assunto de homossexualidade. Como diz Gil, é um tema picante e escorregadio, mas a verdadeira celeuma criada em torno do caso de Daniela Mercury com Malu ultrapassou os limites do privado, do desejável e do mais trivial bom senso. Se Daniela quer dormir com cobras, lagartos ou jornalistas é um problema e uma opção dela. O que me incomoda é essa verdadeira cruzada que ela deflagrou em defesa do homossexualismo como fora essa a única opção inteligente e politicamente correta.

Mulheres amam mulheres desde a ilha de Lesbos sem que isso faça o mundo cair. Mais comedidos pela sua própria formação, os casais homo femininos são bem mais recatados e limitam seu amor ao ambiente doméstico. Isso também acontece com os hetero, pois a imprensa não estaria assim tão excitada se Daniela tivesse escolhido outro homem para dividir sua vida. Logo o que está em jogo não é o amor nem a opção. É o discurso, que se torna perigoso e repetitivo.

Dentre as liberdades mais elementares está a de usarmos nosso corpo como nos aprouver e aí está incluído o sexo com todas suas vertentes. O que não é correto é que eu queira impor minha opção sexual a ninguém, seja ela dita normal ou a mais aberrante. Meu direito de fazer não é o meu direito de publicizar, até porque em amor duas pessoas bastam e a notícia não precisa ultrapassar as paredes do quarto. E tenho dito.

Perdas

Não que nossos parlamentares sejam assim tão brilhantes nem que sua ação seja decisiva para o progresso do Estado, pois no frigir dos ovos cada um pensa no que é melhor para ele mesmo.

Mesmo assim, é humilhante perdermos parlamentares no âmbito federal e estadual, o que significa que nossa posição na federação fica cada vez menor.

A Paraíba – e outros Estados atingidos – precisam mostrar sua indignação contra essa medida que apequena quem já é pequeno e amplia quem já é grande. Não deixa de ser um golpe no nosso sofrido povo.

Lentidão

Se Jefferson Luís tivesse sido preso pela primeira tentativa de agressão sexual que ele praticou, Fernanda Ellen estaria viva. Ele foi denunciado, mas a lentidão da Justiça permitiu que ele continuasse solto para voltar a delinquir.

Por isso é que cada vez mais se afirma que justiça lenta é injusta.

Esse exemplo contundente de um homicídio que poderia ter sido evitado mostra como os meandros judiciários e sua lentidão concorrem para a violência.

De Morte

Depois do bárbaro crime pelo motivo trivial de comprar drogas, o assassino de Fernanda Ellen confessa que merece a morte.

Pelo que me toca, assino em baixo e dou fé. Ele merece mais que isso.

Levante 

Um passarinho – que não é o de Paulo Santos – me confidenciou que a oposição se mobiliza para que os estudantes da rede pública estadual reivindiquem também seu passe livre nos coletivos.

Dor de cabeça para o governo.

Minimizando

Hervázio Bezerra minimiza tudo. Ele disse que a chegada de Santiago para o grupo governamental não incomoda Cássio, pois Wilson não é seu concorrente.

Wilson Santiago foi e será sempre um adversário para Cássio. Impossível negar isso.

Batendo

Agra já escolheu seu adversário antes mesmo de escolher o partido e o cargo que pretende.
O adversário é Ricardo, seja para onde o destino levar Agra.

Forró

Nem parece que vivemos uma seca cruel e que metade do Estado passa seca e fome. Na capital e em Campina Grande a palavra de ordem é o São João.

Pelo menos de uma coisa temos certeza. Não vão faltar troncos calcinados para fazer fogueira.

Festança

Passe livre para todos os estudantes da rede municipal. O prefeito se apressa em dizer que isso não onerará o trabalhador, pois a Prefeitura banca a festa.

E de onde vem o dinheiro da Prefeitura se não dos nossos bolsos, caro prefeito?

Frases…

Confiança – Numa coisa homens e mulheres concordam. Nenhum dos dois confia nas mulheres.
Modéstia – Ninguém é mais vaidoso que um homem modesto.

Paralelos – Casados são como duas linhas paralelas. Só se encontram no infinito.