Crescimento sustentável

Crediamigo cresce 13% em 2024 e atinge marca de R$ 12 bilhões em empréstimos

Foto: Fernando Cavalcante
Foto: Fernando Cavalcante

O Crediamigo, programa de microcrédito urbano orientado do Banco do Nordeste (BNB), alcançou a marca de R$ 12 bilhões desembolsados em 2024. O desempenho considera todas as contratações feitas na área de atuação do Banco, que inclui estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

O valor representa um aumento de 13% em relação a todas as contratações feitas em 2023, quando foram desembolsados R$ 10,6 bilhões. O número de operações também apresentou crescimento, passando de 3,5 milhões para 3,8 milhões. Foram quase 330 mil contratações a mais, equivalentes a 9,2% de aumento.

Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, o desempenho do programa segue uma estratégia de crescimento sustentável. “Seguimos a orientação do presidente Lula de fazer o Banco crescer com inclusão social. Este ano, levamos o Crediamigo para mais de 370 mil novos clientes. São empreendedores que nunca haviam feito operações, e nós chegamos até eles e demos oportunidade de melhorar seu negócio”, afirma.

Expansão da rede
A estratégia de levar crédito para mais empreendedores inclui a expansão da rede de atendimento. A meta é ampliar a estrutura até o final de 2025, saltando das cerca de 500 unidades atuais para mil, entre lojas, módulos e pontos de apoio.

Paraíba
O Crediamigo contratou, somente na Paraíba, R$ 773,2 milhões entre janeiro e dezembro de 2024. O volume representa um aumento de 12,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Em número de operações, o aumento foi de 6%. A quantidade de contratos passou de 233 mil para 247 mil.

De acordo com o superintendente estadual do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo, “o Crediamigo conquistou, este ano, mais de 27 mil novos clientes no estado, reflexo do compromisso do Banco do Nordeste com os pequenos empreendedores e do momento extremamente positivo da economia paraibana, que conta com projeções de crescimento acima da média nacional, ancorada sobretudo no setor de serviços. Essa dinâmica favorece o empreendedorismo local que, por meio do microcrédito, pode se preparar para atender o grande mercado consumidor que se forma”, afirma.

Assessoria