Corrida pelo refis em CG

Aline Lins

O prefeito eleito de Campina Grande, Romero Rodrigues, está apelando que a Câmara Municipal não vote este ano o projeto de lei enviado pelo atual chefe do Executivo, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), que amplia o prazo do programa de Recuperação Fiscal (Refis) e parcelamento das dívidas de 2011, concedendo inclusive desconto de até 80%. O tucano chamou de antiético por entender que o atual prefeito deveria deixar para a próxima gestão refletir sobre a necessidade de um novo Refis, porque a medida dá a entender que o gestor atual quer “rapar o tacho” do dinheiro da prefeitura. O projeto deveria ser votado ontem em regime de urgência, em sessão extraordinária. Mas não houve quórum e deve ser apreciado hoje. A proposta abrange os débitos referentes ao IPTU, ISS, ITBI e do Procon.

Pendurado
Mesmo em fim de mandato, o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PTB), vai conversar com o presidente do PTB, Armando Abílio, sobre sua permanência ou não na legenda a partir do próximo ano. Tyrone não disputou as eleições este ano e vem sendo incentivado por aliados a entrar na disputa por uma das doze vagas de deputado federal.

Forçando a barra
Tyrone vai tentar convencer o PTB estadual a apoiar o projeto político do governador Ricardo Coutinho e do senador Cássio Cunha Lima em 2014. Se não conseguir, ele afirma que vai repensar se fica ou não no PTB, que na sua opinião está dividido e enfraquecido.

Foro privilegiado
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, defendeu o fim do foro privilegiado para políticos brasileiros. A reclamação foi por causa do processo do mensalão, que paralisou o STF por quatro meses. A propósito, PEC do senador Cássio Cunha Lima tem por objetivo acabar com o foro privilegiado.

Segredo na ALPB
Lamentável a falta de transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba em relação às modificações no Regimento Interno. Prestes a ser votado, o projeto ainda não foi publicado e está sendo mantido em segredo.

Foi ricardo que fez
Mudou de nome, mas o governador Ricardo Coutinho (PSB) cumpriu, enfim, a promessa de campanha feita em 2010 para implementar o pagamento do 13º salário do Bolsa Família. O chamado “abono natalino”, de R$ 32 por família, será pago em janeiro. Torcer para aumentar em 2013.

14º salário sim!
Mais de 18,2 mil profissionais da educação da rede estadual de ensino receberão o 14º salário, e dentre esses, 754 professores também receberão o 15º. É a 2ª Edição dos Prêmios “Escola de Valor” e “Mestres da Educação”.