Consumidores cobram melhorias da prestação de serviços de telecomunicações

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Após testes cujos resultados a Proteste considerou “decepcionantes” com o celular 3G nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a entidade lançou a campanha “Em Busca do 3G Perdido”.

No site www.embuscado3gperdido.com.br, os consumidores podem relatar os problemas que enfrentam. Já houve manifestação de mais de 20 mil usuários insatisfeitos. A ideia da Proteste é, a partir destas reclamações, obter a reparação dos danos causados aos consumidores, exigindo das operadoras providências.

Protesto – Insatisfeitas com a qualidade da prestação dos serviços das empresas de telecomunicações e com a atuação da reguladora do setor, a Anatel, a Proteste – Associação de Consumidores e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) convocaram uma manifestação para a próxima quarta-feira. O ato está marcado para ocorrer às 11h, em frente ao prédio da agência, localizado na capital paulista

As entidades justificam a manifestação, no comunicado de convocação, assegurando que o setor – formado pelas empresas de telefonia móvel e fixa, acesso à internet e TV por Assinatura – , tem se mantido como campeão de queixas nas entidades de defesa do consumidor “porque os serviços são caros e deixam a desejar quanto à qualidade”. Ainda segundo as entidades, os fornecedores não se adequam às normas de proteção ao consumidor.

Elas prometem entregar à reguladora um documento com reivindicações de melhorias nas áreas em que mais há queixas dos consumidores: descumprimento do contrato de acesso à internet ao apresentar baixas velocidades de acesso ou instabilidade; atrasos para instalação de linha; inoperância do serviço; problemas de oferta e dificuldade de cancelamento de contratos.

Da redação com O Globo

Imagem: Marco Antônio Teixeira