Conselheiro tutelar perde cargo em João Pessoa

Limiar expedida pela 1ª Vara da Infância e Juventude destituiu do cargo o conselheiro tutelar da Região da Praia, Adeilson Ricardo.

A Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente de João Pessoa entrou com uma ação administrativa contra o ex-conselheiro depois de receber uma denúncia de que o mesmo havia entregue ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMCA) um histórico escolar falso. A fraude ficou comprovada após a Secretaria Estadual de Educação enviar documentação comprobatória acerca do fato.

Após as investigações, o promotor de Justiça Alley Escorel concluiu que não há provas de que Adeilson atenda, de fato, à exigência mínima para o candidato ao cargo de conselheiro tutelar na capital. “No depoimento feito a mim, ele confessou que o histórico escolar era falso, mas garantiu que havia concluído o Ensino Médio. Foi dado um prazo para ele entregar os documentos verdadeiros, ele não o fez. Sendo assim, iniciamos uma inspeção na Escola Estadual Ruy Carneiro, onde ele disse ter estudado, e nada foi encontrado”, explica.

Para o promotor, o ex-conselheiro não possui idoneidade moral para continuar no cargo, mesmo que venha a apresentar um histórico que comprove sua versão. “Ele mentiu e, para nós do MP, ele não preenche os requisitos morais e legais que a função exige”, acrescenta.

Do Blog com JP Online