O Polêmica Paraíba realiza hoje uma homenagem aos centenário do maior nome da música nordestina que o brasil já conheceu… Luiz lua Gonzaga, o eterno Gonzagão.
No dia 13 de dezembro de 1912, uma sexta-feira, nascia em Exu, Pernambuco, o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos santos e Ana Batista de Jesus… Nascia Luiz Gonzaga Nascimento… Menino que um dia se tornaria o Rei do Baião.
Gonzagão era homem simples e começou a carreira nas viagens com o pai januário.
Gonzaga cantou as terras secas e tristes do Sertão, terras que seus pés de moço um dia pisaram…
Asa Branca virou praticamente um hino entre os clássicos de MPB e chegou a ser adotada como base de ensino nos conservatórios…
Asa Branca é a música mais regravada do cancioneiro brasileiro e agora ganhou uma versão até em coreano.
Asa Branca também é cantada em inglês.
Gonzaga virou referência musical para vários artistas brasileiros… Inclusive para a paraibana Elba Ramalho.
O sanfoneiro Dominguinhos é o mais famoso discípulo vivo do Rei do Baião.
A força de Luiz Gonzaga na música brasileira é tão forte que por lei federal aprovada em 2005 o dia do nascimento do Rei do Baião, 13 de dezembro, foi transformado no Dia Nacional do Forró.
A paraibana e então deputada federal pelo PT de São Paulo, Luiza Erundina, foi a autora da propositura.
Hoje os correios realizam lançamento nacional do selo comemorativo ao centenário de Luiz Gonzaga… A tiragem será de 300 mil exemplares.
O cinema também homenageia o rei do baião no ano de seu centenário com o filme Gonzaga, de pai para filho… Um verdadeiro tributo às brilhantes carreiras dos patriarcas da família Gonzaga.
Para homenagear o eterno Rei do Baião o Polêmica Paraíba vai receber em estúdio o pesquisador e estudioso sobre Luiz Gonzaga, Orlando Camboim e o sanfoneiro Joab do Acordeon.
Também vamos receber Laersso Alves dos Três do Xamego.
O jornalista José Vieira neto estará conosco dando flashes ao vivo direto da cidade de Exu, em Pernambuco, que durante todo o dia realiza programação especial em homenagem aos cem anos de Gonzaga.
Direto do estúdio da TV Paraíba em Campina Grande vamos conversar com o pesquisador Assis Costa; o cantor Tom Oliveira; e o diretor do museu fonográfico Luiz Gonzaga, José Nobre.
No estúdio do Polêmica também vamos receber hoje o cantor Benito Di Paula.
A saudosa Marinês… Rainha do forró e do xaxado… Também declarou amor à vida e obra de Luiz Gonzaga.