A fuga de Gerd…
-
Deixa Berlim…
“Fugi primeiro, com 12 anos de idade e minha mãe fugiu no dia seguinte. Com uma pequena mala, peguei o metrô e fui em direção a Berlim Ocidental. Na última estação de Berlim Oriental havia um controle do metrô, com soldados da Alemanha Oriental para deter quem pudesse estar fugindo. O guarda passou por mim e ficou tudo por isso mesmo.”
-
Chega ao Brasil…
“O navio fez um stop over no Rio de Janeiro, antes de chegar em Santos. Pela primeira vez comi arroz, feijoada, e de sobremesa recebemos mamão. Eu não sabia que você tem que tirar as sementinhas. Nunca tinha visto mamão na vida. Já comeu sementinha de mamão? Nunca coma, porque é ardido. Foi a minha primeira experiência gastronômica.”
-
Aprende português…
“A melhor coisa que me aconteceu foi me matricular num colégio na Avenida Paulista com a Rua Augusta. Aprendi português, história e geografia do Brasil, em quatro, cinco meses, pra estudar no colégio brasileiro. Hoje tenho um razoável domínio da língua. Se tivesse ficado em colégio alemão, provavelmente não teria incorporado a cultura brasileira.”
Fonte: UOL
Créditos: ADRIANO WILKSONDO