Câmara Federal convoca cúpula da Segurança para debater violência

foto

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal aprovou na tarde desta quarta-feira (20), requerimento de autoria do deputado federal Major Fábio (DEM-PB), para a realização de uma audiência pública para debater os problemas relacionados aos elevados índices de violência no Nordeste, especialmente nos estados de Alagoas e Paraíba.

Serão convidados os secretários de segurança Pública e Defesa Social, os comandantes da Polícia Militar e os chefes da Polícia Civil.

Para justificar sua proposição, o Major Fábio apresentou os recentes estudos divulgados pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA), onde os Estados de Alagoas e Paraíba foram apontados como ocupantes do 1º e 3º lugares, respectivamente, no índice de mortalidade por meio de armas de fogo no Brasil.

As Capitais, Maceió e João Pessoa, foram apontadas como ocupantes do 6º e 9º lugares, respectivamente, entre as 50 cidades mais violentas do mundo, pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal.

Rômulo participa de seminário sobre Síndrome de Down em João Pessoa
foto
O vice-governador Rômulo Gouveia participou, na manhã desta quinta-feira (21), da abertura do II Seminário Paraibano sobre Síndrome de Down, que acontece na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Na solenidade, foi lembrado que, guando parlamentar, Rômulo teve diversas iniciativas para melhorar a vida de pessoas com deficiências.

Entre as leis de autoria de Rômulo está a que flexibiliza o horário de expediente dos servidores estaduais que acompanham pessoas com deficiência em tratamento.

O vice-governador lembrou que a Paraíba é, percentualmente, o segundo estado brasileiro com mais pessoas com deficiência do país. Ele destacou que algumas iniciativas procuram melhorar a vida das pessoas que vivem com algum tipo de limitação: os investimentos na FUNAD, na Escola Estadual de Audiocomunicação em Campina Grande e a instalação da AACD em Campina.

O Governo do Estado realiza nesta quinta-feira, Dia Internacional da Síndrome de Down, o II Seminário Paraibano sobre Síndrome de Downem, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Funad e Secretaria de Estado da Educação.

O Seminário acontece no auditório da Funad, durante todo dia, e discute “As Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down”. A discussão também envolve os desafios vivenciados por estas pessoas no que diz respeito à educação, sexualidade e mercado de trabalho.

Gutemberg Cardoso pela Paraíba

foto