O PT colocou no ar uma bateria de 5 comerciais em rede nacional de rádio e de TV. As estrelas únicas são a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Cada filme tem 30 segundos de duração. O Blog acaba de assistir a todos. Mais abaixo, os links de cada um deles.
Dilma aparece sozinha em 3 comerciais. Lula, em 1 (falando da causa perdida da reforma política).
Em 1 dos comerciais, considerado o mais relevante, Lula e Dilma surgem juntos, de maneira épica. Ambos lêem o mesmo texto. Uma voz ecoa a do outro. Há intenção deliberada de emocionar o telespectador. O título da peça “causas impossíveis”. Falam sobre o passado recente do Brasil, quando se imaginava difícil eleger um operário ou uma mulher para o Palácio do Planalto.
Eis o comercial “causas impossíveis” (para assistir no YouTube, aqui):
Numa clara inflexão em relação ao enfoque de Lula em seus 8 anos de poder, Dilma fala não apenas para pobres, mas com ênfase também para a classe média, os emergentes ou batalhadores, para citar algumas das diversas expressões usadas como definição dos brasileiros que melhoraram de vida na última década.
Além de falar do seu programa para eliminar a pobreza extrema do país, Dilma toca em temas de grande interesse para a classe média: educação, bolsas de estudos no exterior e saúde.
A seguir, os outros 4 comerciais (30 segundos cada) que começam a ser transmitidos hoje e ficam no ar por uma semana em rede nacional (depois, serão martelados nos horários regionais do PT nos Estados):
A criação e o roteiro dos filmes foram de João Santana, marqueteiro da reeleição de Lula (2006) e eleição de Dilma (2010).