Bruno Filho

O sorteio da Copa das Confederações não foi bom para a Seleção Brasileira- começamos mal- e corremos um risco muito grande de ficarmos de fora das semi-finais da competição o que seria no mínimo catastrófico, embora este torneio-teste não valha nada em termos técnicos.

Além de acontecer um ano antes da Copa-e um ano no futebol é muito tempo-ele é conhecido também por ser “quebra-queixo”, aquele pirulito gostoso demais ,porém perigoso de chupar como o próprio nome já diz.Pode ser o final da campanha dos treinadores e o final de carreira para alguns jogadores.

No grupo brasileiro estamos ao lado da Itália, nossa perseguidora em termos de títulos, do Japão a mais emergente nação futebolísticamente falando, e do México, o famoso “pedra-no-sapato”.Para classificar serão necessárias no mínimo duas vitórias e não sei se as conseguiremos,só debaixo de pau e pedra com muita luta.

Do outro lado a Espanha pegou “garapa” como diz meu irmão Ronaldo Belarmino, o Uruguai-que foi extraordinário em 2010-mas que voltou as origens,o Taiti-lugar bom para lua-de-mel e andar de canôa-e o representante africano,que seja lá qual for, corre, corre e nunca chega a lugar nenhum.

Uma divisão sorteada que beneficiou os campeões do mundo,cuja fase é tão boa que a manteiga do seu pão só está caindo para cima,enquanto que para nós cai virada para baixo.É sempre queda e coice. Êita fase danada de ruim ! Mas,como é em casa vamos acreditar que possa dar certo.

Felipão terá que trabalhar muito,saber mesclar renovação com experiência e provar a cada minuto do que é capaz.Parreira, por sua vêz, será o responsável pelo filtro,rebuscar palavras e declarações e fazer aquele meio-campo entre o italianado gaúcho e a imprensa sedenta de manchetes.

Na primeira entrevista ele já “pisou na bola” e teve que se retratar, ao dizer…” aqueles que querem moleza devem ir trabalhar no Banco do Brasil da esquina”…Banco do Brasil, instituição bi-centenária,que segundo Felipão acomoda quem não quer nada com a “Hora do Brasil”,ou com o “badalo do sino”.

Vai ser despreparado assim lá na China !, ou então melhor ainda, no Uzbequistão, local aonde já trabalhou,conhece bem e até vestiu-se à caráter para dançar uma dança típica, recheado de mugangas.Não adianta,me desculpem,mas ele não me desce nem acompanhado de muito sal e azeite português.

Infelizmente tenho que engolir, o Zagallo disse isso…torcer contra lógicamente não torço,sou brasileiro e dos bons,mas se por acaso formos mal na Copa das Confederações vou aguardar ansioso que ele possa ser trocado.Quem deve dirigir a seleção é Muricy Ramalho, ao lado de Tite, dois jovens e talentosos profissionais.

Com todo o respeito a Carlos Alberto Parreira e sua semelhança com o falecido Ronald Golias.Chega de mesmice,vamos encarar os proximos 19 meses com dedicação e sem rabugices.Vem aí o maior evento futebolistico do mundo em nossa terra e temos que vencê-lo.

Se somarmos as idades da comissão técnica e mais o presidente da CBF passamos dos 200 anos ! O que é isso ? Vamos dar lugar aos mais jovens,ou então vamos colocar chuteira de novo em Jairzinho,Gerson,Tostão,Pelé e Rivelino.Estão todos aí “Vivos da Silva Xavier”, como diria Nelson Rodrigues.Ou seria o “Sobrenatural de Almeida” ?

Bruno Filho,jornalista e radialista,que vai para a sua décima-segunda Copa do Mundo desacorsoado !

[email protected]

Twitter:BrunoFComenta