Com R$ 3 milhões em recursos conseguidos por Benjamin, DNOCS inicia perfuração de poços

beja

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) da Paraíba iniciou na última semana a segunda etapa do projeto de construção de poços artesianos no estado. Os recursos, estimados em R$ 3 milhões, foram garantidos através de emenda parlamentar do deputado federal Benjamin Maranhão (Solidariedade-PB).

Nessa etapa serão beneficiados os municípios de Arara, Barra de Santa Rosa, Boqueirão, Borborema, Caldas Brandão, Itaporanga, Marizópolis, Nova Olinda, Pedra Lavada, São Sebastião de Lagoa de Roça, São José dos Ramos, Sossego e Tacima.

De acordo com Benjamin Maranhão, com a seca castigando o Nordeste todos os anos, com quantidade de chuva insuficiente, é preciso assegurar meios de garantir o abastecimento de água, assim os poços artesianos se tornam uma forma eficaz e econômica de atender as populações que habitam as regiões frequentemente afetadas pelas secas prolongadas.

A construção dos poços visa garantir água para o consumo humano e animal, além de contribuir para a pequena produção agrícola. Ao Dnocs caberá a responsabilidade pela perfuração dos poços, incluindo revestimentos, realização do teste de vazão, análise da água, instalação do sistema de bombeamento e sistema de reservação.