COLUNISTA DO UOL DIZ QUE MARANHÃO É FAVORITO PARA O SENADO

josemaranhao

O jornalista do portal Uol, Fernando Rodrigues, titular de blog homônimo, divulgou em artigo publicado no último dia (11), uma análise detalhada sobre o futuro cenário do Senado da República, levando-se em conta os dados das recentes pesquisas de intenção de voto para a renovação da casa.

De acordo com Rodrigues, a pulverização partidária será a tônica do Senado Federal que deverá abrigar, em 2015, integrantes de 18 partidos políticos diferentes, e apontar o PMDB como o partido de provável maior representação política, com 17 senadores.

Incluído na contabilidade do articulista, surge o nome de José Maranhão (PMDB), que foi classificado por Rodrigues como líder isolado com 30% das intenções de voto, seguido por Wilson Santiago (PTB) com 19% e Lucélio Cartaxo (PT) com 14%. Os dados levados em consideração pelo jornalista são os da pesquisa do instituto Ibope, com eleitores ouvidos em entrevistas realizadas entres os dias 28 e 31 de agosto.

Rodrigues mantém a mais completa página de pesquisas eleitorais da Internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000.

COMO É FEITA A PROJEÇÃO
A projeção de bancadas para o Senado em 2015 considera dois fatores:

1) São contabilizados todos os candidatos que estão em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto (isolados na frente ou empatados na margem de erro do levantamento com algum adversário);
2) Também é considerada nesta projeção a entrada dos suplentes dos 7 senadores com mandato até 2019 que hoje lideram a disputa pelos governos dos respectivos estados. Se vencerem, sairão do Senado para dar a vaga ao suplente imediato.

O Senado tem 81 cadeiras, sendo 3 para cada uma das 27 unidades da Federação. Os mandatos são de 8 anos, com renovação parcial, a cada 4 anos.