Coitado do tabaco

Marcos Tavares

foto

A Fifa cria norma proibindo o fumo nos estádios durante a Copa do Mundo. Eu, cá com meus botões, me pergunto: que mal faria um cigarrinho para aplacar o nervosismo da torcida e a ansiedade do torcedor? Será que o tabaco é mesmo o inimigo número um do nosso futebol? Ou os inimigos são os cartolas aboletados nas federações e diretorias de clubes usufruindo poder e popularidade à custa do povo?

Quem faz mais mal? A roubalheira da CBF ou um inocente cigarro aceso no calor de uma partida, num ambiente aberto, onde o vento se encarrega de espalhar qualquer malefício?

E torno a perguntar. O cigarro é mais perigoso que um foguete de sinalização lançado por bandidos uniformizados travestidos de torcedores? Acredito que não, como igualmente o cigarro não tem a violência de uma torcida que espera seu time no aeroporto para espancar jogadores. A Fifa tem muito mais com que se preocupar do que com o fumo, até porque a legislação é clara quando proíbe o cigarro em ambientes fechados, o que não ocorre em estádios de futebol. O mesmo futebol que abomina o cigarro ganha seu patrocínio em transmissões esportivas sem que isso fira o prurido de ninguém.

Já se ouviu falar de algum torcedor morto por uma ”piola” lançada ao caso? Acredito que não. Mas se ouve e se vê semanalmente o espetáculo de torcidas enfurecidas que marcam brigas pela internet, que matam, espancam e seguem impunemente sua caminhada, sem que isso cause espécie aos dirigentes da Fifa. Mais uma vez, o tabaco é penalizado quando, na verdade, certo ou errado, é o menor dos erros.

Muita coisa precisa ser consertada no esporte nacional além de uma tragada, e não querer ver, é abrir uma cortina de fumaça para esconder a verdade.

Resposta

Cássio Cunha Lima havia dito, em recente entrevista, que ainda não ouvira nenhuma opinião do governador Ricardo Coutinho sobre a suposta entrada de Wilson Santiago na legenda socialista.

Não deu outra. Ricardo disse, em entrevista, que Cássio será a primeira pessoa ouvida para a formação da chapa e descartou completamente a possibilidade de Santiago unir-se ao PSB, o que deixou muita gente surpresa.

Tanto do lado de Ricardo como de Cássio há um nítido esforço para que a aliança entre os dois grupos não seja arranhada ou posta em dúvidas. Eles pretendem chegar juntos no novo pleito.

Pessoal

O vice-prefeito Nonato Bandeira pode ter uma carreira política promissora e mostrou que entende do riscado ao sair de uma Secretaria onde fora nomeado para um cargo eleitoral conseguido na luta.
Ele precisa, entretanto, deixar de mirar Ricardo como seu alvo e objetivo predileto. Personalizar a luta política nunca deu bons resultados, até porque, quem faz isso acaba por esquecer o foco principal da política que é a arte dos acordos.

Se Bandeira superar esse trauma na sua vida, pode até descolar para patamares maiores.
Tempo

Quanto tempo se leva para asfaltar dois ou três quilômetros? A Prefeitura faz dias, tenta recapear o asfalto do Cabo Branco mas não consegue por um fim a obra.
Quando acabam o asfalto falta a sinalização.

Braga

Sobrinho de Braga é investigado pela Polícia federal em Conceição.

Dizem, os que conhecem o caso, que ele administrou a cidade no lugar de sua mãe, firmando acordos lesivos ao município.

Emprego

Sandra Marrocos gritou até ficar sem voz. Nem a imprensa nanica repercute mais sua súbita raiva do coletivo de Ricardo.

O que não faz a falta de um bom emprego!

Salários

Não convence a ninguém a história dos grevistas da UEPB de que a luta envolve outros itens que não o reajuste salarial.

É só colocar o dinheiro nos contracheques e todas as outras reinvindicações são imediatamente esquecidas.

Cardápio

Macarrão faz mal à saúde.
O goleiro Bruno é uma prova disso.

Guerra
A Coréia ameaça um ataque atômico aos Estados Unidos, reacendendo a tensão na Ásia.
Essa guerra já tinha virado até filme ,mas volta com força total.

Frases…

Tempestuoso – Depois da tempestade não vem a bonança. Vem o prejuízo.

Viciante – A virtude exagerada é um vício.

Acordo – Nunca discorde da maioria. A minoria nunca venceu.